sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARENTE

Seu Tonhô Caramurú





Seu Tonhô mora na aldeia de Acajuty biró da terra indígena Potiguara da Baia da Traição. É o maior intuziasta e defensor da fortificação da cultura indígena. Com o pajé Chico de Urubu, determinaram o padrão da peças e o material a ser usado, excluindo descaracterisações incluídas pelo contato com os outros povos.
  Ambos participaram como figurantes do filme “A Batalha dos Guararapes “, produzindo na década de 70, em Recife.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

IFRN vai a Rio dos Índios

Da esquerda para a direita: Ricarte, Aucides, Mara e Lerson 


     Estivemos ontem (20) no Campus Cidade Alta do IFRN reunidos com o diretor do Instituto Lerson Fernandes e a professora Mara agendando a visita de uma turma de alunos desta unidade ao Rio dos Índios, dando início ao Projeto Turismo Rural, que será desenvolvido em conjunto com a turmas dos cursos de Turismo  e Produção Cultural desta unidade do IFRN.

     O projeto tem por objetivo auxiliar a comunidade de Rio dos Índios na instalação de uma trilha de turismo ecológico a ser implantada pela EMATER.

Jeriquitaia

coisa de caboclo: jiriquitaia e farinha de mandioca.


  A antropologia atribuiu a predileção por um sabor, a uma das características das sub-espécies humanas. A pimenta com seu sabor picante, é apreciada em todas as Américas. O chocolate era temperado com pimenta. Os potiguaras costumam comer tapiocas recheadas  de saborosas pimentas malagueta mirim.
    Os caboclos do Açu chamam a molheira de jiriquitaia, termo do idioma das tapuias janduis que significa, serpente.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vereador fará palestra sobre Felipe Camarão

De perfil, Fredão, ao centroAbimael, depois o Vereador discutindo a aplicação da lei na  Livraria  Potilivros
   Franklin Capistrano, vereador de Natal, estará no dia 13 de julho, na Escola Municipal Irmã Arcângela, localizada no Bairro de Igapó, proferindo palestra sobre o Herói de nossa cidade, o índio fidalgo, Dom Antônio Felipe Camarão. O vereador Capistrano é autor do projeto de lei, que lhe conferiu este título em 2010 e o bairro é o local onde, o índio Poty, viveu sua infância ao lado do seu pai, o chefe dos índios potiguares, o Potiguaçú,  patrono da Escola Estadual da chamada Vila de Igapó.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Brasil, pais do Carnaval

    A internet, uma concepção do croata Nicolau Tesla, 
é realmente importante...
Peninha, no Carnaval da Redinha...
  
 Nosso blog peba, com seis messes de existência, teve 4.204 acessos, sendo cerca de 700, dos EUA... Passando de cem da Rússia e Alemanha. Gatos pingados de Portugal e França, Paraguai... Até da Letônia.

    O que mais impressiona são os gringos... de aproximadamente 3 messes pra cá, vem espiando o bichinho em números crescente, chegando a 50% dos acessos ... Porém atinge picos alarmantes! Hoje quando baixei o bicho, Tinha mais galego que BR!

 Ai meu papagaio!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

pdt cria secretaria da diversidade

A Secretária Regina proferindo seu discurso de posse.
Movimento Indígena assume Coordenadoria.
  Na Câmara  Municipal de Natal, ontem de seis da tarde, a Vereadora Sargento Regina toma posse da nova Secretaria do PDT: a Secretaria da Diversidade. Entre as várias coordenadoria, uma é para os ciganos e outra  para os indígenas. 

Indios Incorruptíveis

       Nestes tempos  conteporâneos, quando grassa a corrupção, lembro tempos de idos, neste país e região, no tempo do Flamengo, ou seja , entre 1625 e 1654.
        Com a vitória de Vanderbuche em 1630, os brasileiros se dividiram entre  os partidos dos portugueses e dos  holandeses. A escolha porém foi definitiva e duradoura até o apagar das luzes, havendo alguns mais tenazes que, mesmo depois da partida dos seus amigos batavos, se mantiveram como estavam, inimigos dos portugueses e sendo protestantes.
        Felipe Camarão é um exemplo clássico. Honrando a escolha feita por seu pai, Potiguaçú, mesmo sendo tentado em inúmeras ocasiões, resistiu inflexível diante das vantagens e razões que lhe apresentam os poderosos Flamengos. Da mesma forma procederam os que se converteram ao protestantismo e foram estudar na Holanda, Pedro Poti, primo de Felipe Poti(Camarão) é um desses. Os dois estão na primeira batalha dos Guararapes (tambores) logicamente em campos opostos, passada na luta, Felipe cai doente e Pedro prisioneiro.
         Em um calabouço, no Cabo de Santo Agostinho,  Pedro Poti sofreu dois anos espancamento  diário e tentação para aceitar uma alta patente militar e soldo, para lutar contra os holandeses. O potiguar preferiu a morte honrroza , a trair seus amigos, que longe estavam de ter a firmeza de nossos parentes tupis.