sexta-feira, 30 de março de 2012

Simpósio sobre "Saúde Mental, Arte Circense e Cultura Indígena/Cigana"


O Simpósio "Saúde Mental, Arte Circense e Cultura Indígena/Cigana" que ocorreu em Georgino Avelino, no dia 27 passado, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro e do Circo, contou com a participação de Aucides Sales, do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine (Cepejul), da FJA. Ele foi o responsável pela exposição que abriu o evento, a partir das 9h, na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade. "Levamos utensílios, indumentárias, instrumentos musicais e estatuetas da cultura indígena, além de edições publicadas, desde livros até folhetos", explica ele, que também descobriu sua porção "palhaço" e entrou na festa para alegrar a criançada.



No período da tarde, naquele dia, a partir das 14h, teve um Colóquio sobre Quiromancia, feito pelo psiquiatra e sanitarista, Epitácio Andrade e, a partir das 16h, ocorreram atividades recreativas para crianças e adolescentes, desenvolvidas pelo palhaço Tutti-Fruti (artista Alberi Silva) e Pipocão (Aucides Sales).


Já à noite, a partir das 19h, foi exibido o documentário "O Circo do Palhaço Facilita", realizado por Érica Lima e Alexandre Santos, os quais participaram de um debate, juntamente com Aucides Sales e Epitácio Andrade, mediado pelo professor Edval Bezerra, que também é secretário Municipal de Educação.

O Simpósio foi uma promoção da Prefeitura de Georgino Avelino e contou com o apoio cultural da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), da Diretoria de Saúde da Polícia Militar e da TV Universitária da UFRN.