sábado, 1 de dezembro de 2012

Parentes


Alberi SilvaAlberí.

  Cabo PM interditado, o cabo Alberí é dos Mendoças do Amarelão, grupo que segundo o escritor Nestor Lima, formou-se do encontro de famílias de índios potiguares que em 1840, vindas de São Gonçalo (RN) e Brejo de Bananeiras (PB) povoaram o Amarelão. Alberí é popularíssimo, pois é mestre-cena no Circo do  Facilita.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ex-aluno Brilhante.

Betinho levando o Brasil no Plexo Solar.


Betinho.
“Ele é protestante
Mas é meu amigo
Ele diz que sou idólatra    
Mas é meu amigo.
(Ave Maria Cruzes de Tiririca).

    Herbert, o Betinho, faz escultura em cabelos. Aprendeu com o pai a arte de barbeiro e dela sobrevive. Foi aluno exemplar. Disciplinado como os sertanejos, povo de seu pai. Na Oficina de Artes da Escola Municipal Irmã Arcângela, aprendeu conosco a arte do desenho e certo dia, ao tomar seus serviços de barbeiro, Betinho, nos fez uma grata surpresa: mostrou-me uma caricatura que havia desenhado, retratando seu velho mestre.
    Como se vê na fotografia, também tem prendas musicais. Esteve algum tempo em um Curso Universitário de Administração, mas a realidade cruel o trouxe de volta ao salão de barbeiro. Mas Betinho como bom brasileiro, não apaga seu sonho de voltar aos bancos de uma universidade, e já que sonho não  em limites, desta vez, em um curso de Direito.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cartilha Sobre Cultura Indígena no FLIPALT.



    Na noite do dia 23 de novembro, sexta-feira, no Festival Literário de Pipa, Alternativo, aconteceu o lançamento da cartilha “Cultura e História Indígena”, do artista plástico Aucides Sales, com o debate sobre a cultura Indígena e seção de autógrafos e fotografias.
Na oportunidade foi também desenvolvida uma ação do Projeto Peteca! Brasil!. 

Grupamento de Artilharia e Campanha


Peteca Brasil!

A oficina de fabricação de petecas do Projeto “Peteca Brasil!” entrega neste dia 30 de novembro, 300 unidades encomendadas pelo SETURN, que seria utilizada como brinde aos que se fizeram presente no lançamento do livro “Jerônimo de Albuquerque Maranhão, conquista e construção no Período Colonial, de Lauana Croix, evento que aconteceria ao meio-dia, na praia no Y, no quartel da 17º GAC, no bairro das Rocas. Infelizmente problemas de deslocamento forçaram o adiamento do evento.
   Alunos da Classe de Adiantamento em Artes da E. M. Irmã Arcângela, fariam uma apresentação do jogo da peteca e a distribuição petecas para presentes. As petecas serão entregues ao SETURN para brindes de funcionários deste sindicato.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Galeria Tapuia.



Ninha.
Perrengue do Grupo de Estudos Indígenas Ocaruçúpitã, desde sua fundação “cripova” é a musa da patota tupinóloga. É uma assídua “temimbo’e” do curso de guarani desde seu inicio, ainda na Praça Andre de Albuquerque. Atualmente, chega pontualmente e é assídua “temimbo’e” do curso livre que o GE Indígena Ocarapitã mantém no Eletro Cana Roque Bar, toda a sexta, a parti das 14horas, dirigido por Diego Acânguassul e auxiliado por Aucides Sales e Jonas Cuia Mirim que junto com Ninha, prestam assistência aos  novatos por ser das mais antigas. 
  Na qualidade de administradora do Eletro Cana, coisa que faz em parceria com o Cuiamirim, daí a pontualidade e assiduidade da tapuia
endereço do Face book : Ninha Mirra
glossário
cripova: essa mulher.
temimbo'e: aluno, a.
ocaruçupitã: praça vermelha.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Livro sobre Jerônimo de A. Maranhão, será laçado em Natal.



Capela do Engenho Cunhã'u construída por Jerônimo
de A. Maranhão em 1612.
   A professora universitária maranhense Maria de Lurdes Lauande Lacroix, escreveu e a Universidade Estadual do Maranhão, editou em 2006, o livro Jerônimo de Albuquerque Maranhão. Guerra e Fundação no Brasil Colonial. Sendo um dos possíveis fundadores de Natal, alguns colegas da professora Lacroix estão organizando o lançamento desta obra em Natal, por ter Jerônimo de Albuquerque recebido neste ano, o titulo de Herói Público Municipal. Ele é o segundo personagem de nossa história a receber este titulo, sendo o primeiro, destinado a Felipe Camarão, que recebeu o titulo em 2010.
   O lançamento do livro aconteceria no 7º grupamento de Artilharia e Campanha, no bairro das Rocas, durante um almoço oferecido por esta unidade aos oficiais da reserva, no dia 30 deste mês, como uma das atividades comemorativa do aniversário de Natal. Infelizmente problemas com deslocamento e hospedagem, coisa comum no período de alta estação.