sábado, 13 de outubro de 2012

Flagrantes da Cultura Indigena



a rede de dormir.
    Muito se tem para falar sobre a “ tipóia” como falam (presumo) as tapuias. É o nome de um morubixaba potiguara, da Paraíba. É um uso guarani, havendo semelhança impressionante no padrão da estampa das redes fabricadas no Paraguai e no Nordeste brasileiro. Os tapuios também a usam, havendo narrativa de cronista que afirmam que os tarauiras  faziam redes de dormir, com três punhos, para se deitarem com suas  várias esposas.
    Em Caraúbas, até a década de 60, os caboclos só sepultavam seus entes, envoltos apenas nas suas redes de dormir, nas quais vinham transportados os defuntos, trazidos da caatinga ( e demais comunidades dos caboclos ) para serem sepultados em Caraúbas. Os corpos iam primeiro para a igreja erguida onde o caboclo capitão Leandro Bezerra erigiu uma capela para São Sebastião. 
Encontro de Jovens Indígenas 
do Rio Grande do Norte
Jovens do Amarelão do grupo da dança do toré e militantes do Grupo de Estudos de Igapó
os quais montaram este grupo de dança no Amarelão 
    Vai acontecer em João Câmara nos dias 18 e 19 próximos, um Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte.promovido pela FUNAI. O encontro vai reunir jovens dos grupos indígenas de nosso estado que foram reconhecidos por esta fundação.
   Infelizmente o Movimento indígena vem sofrendo interferências de pessoas desarmonizadas  com os propósitos dos iniciadores e passam a determinar diretrizes nocivas ao bom andamento das coisas. Este encontro foi planejado com a ausência de boa parte dos militantes e assim carrega equívocos e omissões. 
    Apresentar o grupo de Açu como de etnia desconhecida é desconhecer a história do Rio Grande do Norte, pois qual outro povo poderia compor as comunidade daquela cidade se não forem os janduis, visto que lá era a capital do reino tarairú? A novidade é grupo dos tapuias da lagoa de Tapará em Macaíba que apresenta sua etnia... quem a definiu? E qual informação se baseou? Qual a participação deste grupo para ter assegurada sua participação no encontro? No entanto o grupo de Rio dos Índios de Ceara Mirim que já recebeu visitas e fez visita ao Amarelão, ficou de fora assim como o de Caraúbas que participou da Conferencia para a Igualdade Racial também não pode participar por não estarem informados.
    Uma agressão a nossa cultura são os encontros que vem realizando. Encontro de mulheres, de jovens... por que encontro separados? É necessário encontro das lideranças para determinar diretrizes, em conjunto com os militantes do Movimento Indígena. Estes que estão acontecendo não vejo qual o resultado prático? Estes grupos tem algum preparo para determinar alguma diretriz?
    O que as comunidades precisam no momento é fortificar a identidade e a cultura indígena, pois como diz Fan Tsu, é preciso ganhar a guerra primeiro dentro de casa, coisa que não está acontecendo, pois não vejo nas comunidade a integração do grosso da caboclada no movimento, o que vem ocorrendo é a mobilização de grupos de familiares que se apoderam dos benefícios que vão aos pouco chegando nestas comunidades trazidos pelo Movimento e pessoas que deram inicio nas atividades como o caso da Irmã Terezinha do Amarelão que tem ficado de fora por estar sendo escanteada por um noco grupo que tomou a frente do movimento no Amarelão, Atitudes como esta é que enfraquece o movimento, pois afasta as pessoas bem intencionadas abrindo espaça para os oportunistas que vivem a espreita de oportunidades para obterem lucros pessoais.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

xener / mbotyra / rosa

Abre Caminho são estas florzinhas roxas,
Abre Caminho / Caxiguê
   Um cipozinho produz esta flor exótica, a Abre Caminho. Os catimbozeiros a usam mode preparar "banho de ervas ou banho de cheiro" para abrir os caminhos dos que estão empanemado, com complicações na vida. Além desse nome a flor outros nomes de conotações capciosas por causa de sua forma assemelhada a uma vagina, daí se chamar Rola de Negra, aqui no Brasil e no Paraguai se diz "caxiguê", palavra guarani que quer dizer "órgão genital feminino estando fora do corpo.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Historia de Caboclo.


Cesário (epílogo).
   O caboclo Cesário trabalhava para a família Saldanha, e na época, o Coronel Luciano Veras Saldanha comandava a Policia Militar. Não demorou muito, lá estava a dupla de capangas ocupando a cela que o caboclo ocupava.
   Com o desaparecimento de Cesário, desapareceu a necessidade de a sua família permanecer em Caraúbas, pois o que os prendia era a pena do tuixá, mas morto? A viúva “ajuntou” os troço, a filharada e arribou pra Cajazeira ( município de Olho d’Água dos Borges) levando o genro.
   Tempos depois correu em Caraúbas a noticia: a menina do finado estava gravida do rapaz de Caraúbas... e a mãe também. 
   Poligamia, é coisa de caboclo.
povo de Cajazeiras na rua...é a política!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

krexe/yvyrá/arborum


Jenipapo.



    A etimologia é da palavra JENIPAPO intrincada, não conheço uma tradução satisfatória. 
    A forma dessa jovem arvore, será mantida, crescendo alta, sem muitas folhas, tronco linheiro, madeira marcia. Bota frutos cinza castanho do tamanho inferior a um palmo. Exalam um odor característico e são usados como alimento, no preparo de bebidas e tinta de cor preta, usada pelos potiguares para as suas pinturas corporais.

domingo, 7 de outubro de 2012

falta um índio no poder


"feliz a nação que Cristo é o Senhor" (feliz é o país que um protestante governe???????)

    O IBGE diz que mais da metade da população brasileira tem a pele branca. Alguns alucinados afirmam que 70% descende de africanos. Porém, o Projeto GENOMA (ONU/2000)  descobriu que os três grupos contribuíram com partes aproximadamente iguais, para a formação do povo brasileiro, sendo sem dúvidas esta última informação, a verdade científica. Entretanto na política o domínio absoluto é dos descendentes de europeus, sendo raríssima a participação de índios e negros em função dos poucos recursos que estes  grupos dispõe.
    Detentores de insondáveis recursos, os europeus formam bancadas para impor os seus interesses. As mais poderosas são as que defendem as empreiteiras construtoras de hidrelétricas e a dos fazendeiros. A mais perigosa é a dos protestantes, pois estes já apresentaram candidatos a Presidente da República por duas vezes.
   As empreiteiras querem as terras dos índios e quilombolas para construir suas hidrelétricas, os fazendeiros para seu gado e monoculturas desertificantes porém os protestantes tem se mostrado mais danosos pois atacam os índios e negros caluniando suas crenças chamando-as demoníacas ou infanticidas valendo-se disso para aprovarem leis absurdas como a que um deputado do PT do Amazonas que permite aos crentes retirarem crianças ameaçadas de infanticídio das aldeias.
   No Brasil os protestantes atentam contr as coisas mais preciosas para uma nação: a sua cultura e identidade proinindo de seus seguidores participarem de festas populares (carnaval, páscoa, são joão) assim como ad manifestações e grupos folclóricos sob alegação de serem  "coisas do demônio ou do mundo". A entrada de um pastor em um aldeamento inicia um processo de deteriorização da cultura e do movimento dos índios na luta pela suas terras. Um exemplo flagrante é a demarcação das terras dos ianomanes onde as cinco famílias de plantadores de arroz introduziram os protestantes entre os indígenas dividindo a opinião dos índios pois logos os índios protestantes passaram a defender a maneira favorável aos fazendeiros que só não ganharam a questão por terem os ianomanes apelado para o Papa e o pontífice puxado as orelhas de Lula.
   Felizmente a chamada Bancada Protestante (evangélica) vem diminuindo em face dos escândalos envolvendo parlamentares crentes. Observem que35 do total de 50, respondem processos na justiça. A prisão dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo, as acusações de envolvimento com o tráfico ilegal de armas e drogas, lavagem de dinheiro, compra iliegal de empresas, condenações de protestantes por corrupção como no caso de Garotinho e sua esposa além de um imensa lista de atos que sujam a ficha dessa tal bancada.