quinta-feira, 26 de abril de 2012

Caboclinho no Rio Dos Indios

      O caboco Severino Roberto, o Mestre Birico dos cabocolinhos de Ceara-Mirim, mantém a tradição que sua família recebeu em 1926 e que veio para as mãos de Birico passada pelo seu tio
    Os Cabocolinhos de Ceara-Mirim foram agraciados com o prêmio Patrimônio Imaterial, instituído pelo Governo do Estado através da Fundação José Augusto passando então a receber uma remuneração assumindo o compromisso de realizar uma apresentação mensal. Dessa maneira pode em fim comparecer nessa comunidade para fazer esta apresentação comemorativa ao dia do Índio no Rio dos Índios, parte do projeto Dia do Índio no Rio dos Índios que foi coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine da Fundação José Augusto e pela Escola Municipal Irmã Arcângela.


       Os Cabocolinhos foram a atração máxima do evento e para se deslocarem para a comunidade contou com a colaboração da Viação Cidade do Natal  que lhes cedeu um micro ônibus. 
Apesar do grupo já ter 86 anos e ser da comunidade de Alto do Sítio, próximo a Rio dos Índios, foi essa a primeira apresentação que fizeram nessa comunidade, atendendo assim aos anseios dos moradores e do própio grupo que não tinha tido ainda essa oportunidade.
         O grupo apresenta um auto folclorico que lembra o episódio da Guerra do Bárbaro (1686/1720) que contou com a participação de índios de Extremoz, incorporados as tropas do Bandeirante Domingo Jorge Velho. É justamente desses índios que descendem os velhos moradores das comunidades de Rio dos Índios, Boa Vista, Capoeira Grande, Coqueiros e Alto do Sítio, pois receberem uma sesmaria em meados do século XVIII que hoje corresponde ao território ocupado por essas comunidades.