sexta-feira, 4 de maio de 2012

Exército Brasileiro no Rio dos Índios

    Uma representação de exército composta de quatro militares,  esteve presente neste 19 de abril, próximo passado, na Escola Conceição Marques, na localidade do Rio dos Índios, município de Ceara-Mirim, para as comemorações do Dia do Índio, uma ação do projeto Dia do Índio, no Rio dos Índios.


Representação da Brigada Felipe Camarão na Escola Conceição Marques

        Esse projeto é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisa Juvenal Lamatine da Fundação José Augusto, órgão do Governo do Estado e pela Escola Municipal Irmã Arcângela, nas pessoas de seus diretores, professores e alunos da turma de adiantamento em Ensino de Artes. Foram feito contatos com moradores do Rio dos Ìndios com a Escola Conceição Marques, Escritório Local da EMATER, Secretaria Municipal de Educação de Ceara-Mirim, Diretoria de Saúde da Policia Militar, com a Viação Cidade do Natal alem dos  Cabocolinhos de Ceara-Mirim, por fim oficiou-se à  Brigada Felipe Camarão a qual determinou que o Capitão Viegas, o Sub-Tenente Melo e mais dois militares do 17° G A C (unidade desta Brigada) se fizessem presentes nesta Escola para proferirem palestras, sobre o patrono e seus feitos heroicos, sobre o Grupamento e a vida militar.

         Além de ser 19 de abril, o Dia do Exército e o Dia do Índio, é  também o dia da Batalha dos Guararapes, a qual foi vencida pelo índio potiguar Felipe Camarão, o Poti, filho de Potiguaçu, chefe da tribo potiguara que morava em Igapó.


      Estes potiguares foram levados pelos padres  Jesuitas para a lagoa de Extremoz no início do século XVII aí ficando até meados do século XVIII. Com a fundação da Vila de  Extemoz esses potiguares foram para a sesmaria da Cidade  dos Veados que receberam nessa ocasião, na ribeira do rio Ceará Mirim. Hoje as terras  da antiga sesmaria corresponde às localidades de Rio dos Índios, Capoeira Grande, Coqueiros e Sitio.


        A população que hoje habita esta localidades é sem dúvidas, os potiguares  de Potiguaçú somada de tapuias trazidos para Extremoz durante a Guerra do Bárbaro (1686/1720). Um olhar mais demorado sobre esta população, se vê sem dificuldade nos seus traços físicos, a sua origem indígena.

Mais um índio brasileiro é oficialmente heroi

   O nosso parente do Rio Grande do Sul, o chefe guarani Sepé Tiarajú, é o primeiro índio a receber um título oficial de herói. Seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria  do Panteão Nacional existente no Palácio da Alvorada em Brasília,  por solicitação legal ao Senado Federal.
  Aqui no Rio Grande do Norte o chefe tupi, da tribo dos potiguares, é Herói Público Municipal e Herói Público do Estado do Rio Grade do Norte, títulos oficiais obtidos por projetos de lei do vereador Franklin Capistrano e do deputado estadual Hermano Morais. Tramita no Senado um projeto de lei que solicita a inscrição do nome de Felipe Camarão no mesmo livro onde já está escrito o nome de Tiarajú, seu parente distante.
    Informações do Serviço de Relações Públicas da Brigada Felipe Camarão, nos dão conta de que mais outro índio recebeu um título oficial de herói. Trata-se do neto do chefe dos caetés de Pernambuco, o poderoso Ibiraobí (Arco-Verde): Jerônimo de Albuquerque. Neste 18 de abril, o Diário Oficial do Município publicou a lei que dá título igual ao de Felipe Camarão, sendo agora o Senhor do Engenho Cunhaú, Capitão Mor da Capitania do Rio Grande e Conquistador do Maranhão, o terceiro indígena brasileiro a ser reconhecido oficialmente como herói. O autor do projeto de lei foi o vereador Adenúbio Melo.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Turismo Rural no Rio dos Indios

        Sem dúvidas o turismo tem fortificado a cultura dos Potiguares da Baia da Traição, dos Euletérios do Catú (Canguaretama) e dos Mendonças do Amarelão (João Câmara). A alguns anos se peleja para incorporar este grupo de potiguares do Rio dos Índios, no Movimento indígena do estado. A comemoração do Dia do Índio tem como objetivo específico preparar comunidade para o turismo. A EMATER se fez presente na Escola Conseição Marques (em Rio dos índios) com dois técnicos que fizeram explanações sobre o Turismo Rural. O Sr. Neto Oliveira, ali esteve representando a ocip ACDLIS que se propõe a auxiliar a comunidade no projeto turístico a ser implantado pela EMATER no Rio dos Índios.