sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mais um índio brasileiro é oficialmente heroi

   O nosso parente do Rio Grande do Sul, o chefe guarani Sepé Tiarajú, é o primeiro índio a receber um título oficial de herói. Seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria  do Panteão Nacional existente no Palácio da Alvorada em Brasília,  por solicitação legal ao Senado Federal.
  Aqui no Rio Grande do Norte o chefe tupi, da tribo dos potiguares, é Herói Público Municipal e Herói Público do Estado do Rio Grade do Norte, títulos oficiais obtidos por projetos de lei do vereador Franklin Capistrano e do deputado estadual Hermano Morais. Tramita no Senado um projeto de lei que solicita a inscrição do nome de Felipe Camarão no mesmo livro onde já está escrito o nome de Tiarajú, seu parente distante.
    Informações do Serviço de Relações Públicas da Brigada Felipe Camarão, nos dão conta de que mais outro índio recebeu um título oficial de herói. Trata-se do neto do chefe dos caetés de Pernambuco, o poderoso Ibiraobí (Arco-Verde): Jerônimo de Albuquerque. Neste 18 de abril, o Diário Oficial do Município publicou a lei que dá título igual ao de Felipe Camarão, sendo agora o Senhor do Engenho Cunhaú, Capitão Mor da Capitania do Rio Grande e Conquistador do Maranhão, o terceiro indígena brasileiro a ser reconhecido oficialmente como herói. O autor do projeto de lei foi o vereador Adenúbio Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário