sexta-feira, 10 de agosto de 2012

óleo de Albert Ecoult
Janduis 
  Os tupis davam ao grupo, o nome do seu chefe. Os janduis, logicamente, tinham o poderoso chefe Jandui, dai o nome. Da mesma forma os paiacus,
   Além dos tupis, haviam dois grupos, gês. Em Açu, os taráirus, com quem estivemos em janeiro. E os Icós.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aucides Sales publica cartilha sobre História e Cultura indígena

 

          Uma cartilha de 132 páginas de informações e sugestões de atividades para professores que se propõem a trabalhar o terceiro objetivo geral do Ensino Fundamental que trata da ideia de identidade individual e sentido de pertinência ao país além da lei 11.645/08 que obriga o ensino da história e cultura indígena em todas as escolas do Brasil. Editada pela Editora Manibu foi lançado no Teatro Alberto Maranhão durante a abertura da programação ao mês do folclore desenvolvida pela Fundação José Augusto a qual é chamada de Agosto da Alegria, fato ocorrido no dia 08. 
   

Ex Aluno Verã.


Eudes Martineri. 
     Em Ceara-Mirim foi instalada em 1993 a Escola Municipal de Artes José Lemos de Oliveira cujos primeiros professores foram Assis Trajano (que os crentes comeram o juízo) e Eudes Martineri. Infelizmente a escola teve breve existência, porém deixou profundas marcas no panorama artístico da cidade, fazendo surgir uma geração de artistas com uma carga maior de informações técnicas sobre as artes plásticas.Além de pintor Eudes é professor de artes marciais de grande nomeada.
     A escola José de Oliveira foi instalada no mandato da prefeita Terezinha Melo contando com a colaboração do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto que disponibilizou o técnico de nível superior Aucides Sales da oficina de gravuras Rocine Perez para capacitar os professores e elaborar o projeto pedagógico daquela escola.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

camarão, herói nacional!!!!


Escultura de Eri Medeiros
    Foi publicado ontem, no Diário Oficial da União: lei 12.701 de 06 de agosto . A Presidenta manda inscrever no Livro dos Heróis da Pátria depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tranquedo Neves, o nome de Antonio Felipe Camarão e demais comandantes das tropas brasileiras que participaram da Batalha dos Guararapes, no dia 19 de abril de 1648.

Prefeita Crente nos da Prejuizo.

Tupã Morontím na UTI de Macedo.

     A prefeita de Natal, por ser protestante, vetou o projeto da lei de construção do Lago de Iemanjá, mas fez a Praça da Bíblia pagando alto cachê a um conjunto musical de crentes pra a festa de inauguração. A cidade esta imunda e esburacada, a saúde um caos e os professores esperneiam em greves.
Tupã Morontim, nosso fiel calhambeque na oficina com o motor avariado por ter caído em um buraco profundíssimo na pista próximo à ponte do Igapó, danificando a bomba de óleo, desligando o termostato, e consequentemente uma biela se óleo travou... causando prejuízo em dois mil reais.

    Feliz a nação que deus é o Senhor?

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Wacini Xiurinja.


 Sargento Regina.
    Esta tapuia é vereadora da cidade de Natal e levanta na Câmara Municipal a bandeira do Culto da Jurema Sagrada, sofrendo por tanto forte oposição da bancada protestante que é capitaneada pela prefeita Micarla que é bispa de uma dessas seitas estadunidense. Temos participado com esta parlamentar, brasileira autêntica, de alguma ações em prol da afirmação de nossa identidade indígena.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Personagens da Historia Indigena.


       Padre Manoel de Morais.
    Este padre era do povo guarani e foi bandeirante antes de entrar na ordem dos jesuítas. Vindo de São Paulo para o nordeste esteve por algum tempo na aldeia potiguar de Baia Formosa. Em 1612 esteve em Natal par inauguração da capela de N. S. da Soledade, próximo à Redinha, quando foi batizado Potiguasú e Poti, o seu filho predileto recebendo ambos o mesmo nome: Antônio Felipe Camarão. Com a morte de Potiguaçú (1616), o padre guarani levou o jovem Camarão para estudar na aldeia de Meriti, na Paraiba e depois para Muçuí onde Poti se torna chefe desta aldeia. Quando os holandeses chegaram a Recife (1630) o Padre Manoel de Morais foi com Felipe Camarão, à frente de 100 índios se apresentar ao general Matias de Albuquerque para enfrentar os protestante (continua).