sábado, 31 de agosto de 2013

Baladeira guasú.


   








Nossa  equipe de pesquisa localizou nestes dias o fabricante das baladeiras   guasú utilizadas nas passeatas recentemente acontecida em nossa cidade. Seu Zezinho, proprietário da fabrica deste artefato bélico, se dirigia à Câmara Municipal e me pareceu com disposição de bombardear a casa do povo, usando esta arma de origem indígena para atirar cobras e lagartos sobre a Câmara hoje dirigida um teocrata confesso.

Crexé/ mbotyra/ rosa.













   Estamos na temporada das flores “Abre Caminho”. Por toda as partes se vê estas flores em vários tonalidades de azul e violeta. A da fotografia cuja tonalidade tende ao encarnado, se apresenta em menor tamanho que as demais. É conhecida por uma variação de nomes, havendo também sua existência no Paraguai onde lhe chamam “caxigue”.
  Os catimbozeiros a usam mode fazer banho de ervas com a finalidade de “abrir caminho” da pessoa.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A Peteca II.

   Durante o evento “ A Petecada”, uma das atividades do Agosto da alegria, realizadas  pela Fundação José Augusto, além da entrega do abaixo Assinado e da roda de peteca também aconteceu uma oficina de fabricação de petecas cuja produção foi distribuída para os tranzeuntes que parsvam para assinar o AA e se interessavam pelas petecas...


domingo, 25 de agosto de 2013



História de Caboclo

Estudiosos do Indio Felipe Camarão, reunidos na sacristia da Igreja do Rosário,
onde jazem os restos mortais de Felipe Camarão. Representantes da Família Camarão,
do Batalhão Diogo Camarão e do G. E. I. Ocarusu pitã.
A 365 anos falecia Dom Felipe Camarão
   A 24 de agosto de 1648, somam-se 355 anos passados depois do falecimento do maior tuichá dos índios potyguaras: Poty, o Dom Antonio Felipe Camarão. Seus restos mortais repousam na igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro da Várzea na cidade do Recife. Nela realizamos em 2011 realizamos um encontro de estudiosos deste Herói e este ano realizamos a entrega de um abaixo assinado solicitando do governo municipal de Natal, um monumento em sua homenagem. Acreditamos e trabalhamos para que Camarão seja reconhecido como o maior herói de nosso país.
   Ele é um dos patriarcas do Exército Brasileiro. No livro A Arte da Guerra de Fan Tsu, o autor afirma que um país para existir carece de um exército para garantir seu território. Não é apenas pela participação na construção de nosso exército, o mérito de Camarão também está assegurado pela provável escolha da estratégia adotada na batalha dos Guararapes e seguramente pela sua execução e ainda pela sua auto imolação uma vez que participou ativamente durante toda batalha, mesmo em estado febril, o que o levou a óbito meses depois. 
   E este nascente exército se assoma como vencedor das tropas holandesas, recém vitoriosas na Guerra dos 30 anos, travada contra a poderosa Espanha, sendo portanto o mais poderoso exército da terra!.
    Os brasileiros: brancos católicos, mestiços, índios e africanos. Mal armados, no pé do monte...2000 voluntários.
    Os holandeses: brancos protestantes, bem armados, sobre os Montes Guararapes. 5000 soldados bem treinados e muito bem pagos. (continua).