sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lúcia Tavares Cobrando.

   Quem matou as 76 jovens tapuias em 03 de novembro de 1825? Lúcia Tavares, presidente da Associação Cultural dos Índios Tapuios Parácus da Lagoa do Apodi publicou na sua pagina na INTERNET, os nomes.
  O fato repercute bem hoje em dia em face da violência dos fazendeiros contra os guaranis e terenas, com apoio da justiça de juízes injustos e policia federal matando índio, ao que se somam comentários racistas de euro descendentes, os quais se julgam proprietários da America.
  Pergunto aos chamados brancos: cadê os tais direitos humanos, o tal cristianismo e tudo mais? Me parece balela!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Kretse/ yvyra/ arborum.

Ypê araitê.

Começou a festa dos ypês. As matas até janeiro estarão arnamentadas por enormes bolas amarelas de flores cheirosas dos Pau d’Arcos que também se apresentam na cor roxa. Esta arvore ocorre em mata atlântica e a sua variante das flores é um dos símbolos do Paraguai

Orê Perrengue.

Niquimba.
   Este tapuio frequenta os encontros de tupinologos do Grupo Ocarausupitã, desde os primeiros, ocorridos na dita “Praça Vermelha”, pouco depois de sua fundação, no Sebo Catalivros em 2009. Agora continua frequentando os encontros do referido grupo (Ocarausupitã) nas tardes das sexta-feira no Eletro Cana Rock Bar, na Rua Dr. Frei Miguelinho, no Bairro da Ribeira.
Glossário.
Orê Perrengue = nosso sócio, componente do grupo da gente.
Ocara-usú pita = Praça Vermelha.