sábado, 19 de maio de 2012

PARENTES

























            Pajé Chico de Urubú (Pajé Chico Yvyrú mba'e)
     Chico de urubú é da aldeia de Acajutybiró(sitio de cajú azedo). Irmão da cunhã paje Fatima, tem com ela trabalhado pela fortificação dos costumes do povo potiguara,retomando praticas "dos mais velhos" e corrigindo desvios descaracterizantes. Seu chico reintroduziu na terra potiguara da Baia da Traição o uso de tintas corporais dejenipapo(preto) e urucúm(encarnado).
     No final de 2011 veio ao Amarelão, acompanhado de seu Bitú mande ensinar como fazer flauta de taboca para fortificar o Toré dos Menonças e introduzir o uso dela no grupo de flautistas que é dirigido hoje por Fernado Barbosa, curumim da comunidade que estuda Música na UFRN.

A saga dos caboclos Limão

Um rapaz da família Limão, segurando o bodoque, Aucides Sales, mais dois membros dessa família, Epitacinho, professor Geronimo Linhares e Dudé Viana, no colégio CEI

     O escritor Epitácio Andrade realizou mais um relançamento do livro "A Saga dos Limãos" que narra o outro lado da história de Jesuino Brilhante, o Cangaceiro Romantico. A obra basea-se na história em quadrinhos produzida por Emanoel Amaral e Aucides Sales na década de 80, que conta as lutas deste bandoleiro patuense, tido como heroi absoluto, mas que as pesquisas dos quadrinistas revelam que os Limãos são mais vítimas que vilões.
      Este relançamento ocorreu nos dias 16 e 17 deste mês no colégio CEI, no bairro do Mirassol com a presença do cantor caraubense Dudé Viana, do palhaço Tuti-Fruti(Alberi) e um dos nossos militantes, Aucides Sales além de membros da Familia Limãos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Baía da Traição Morubixá Guaçú Pysaisú

    Sandro Potiguara é o novo Cacique Geral da Terra Indígena da Baía da Traição, na nossa fronteira com a Paraiba. Seu antecessor foi Josafá Tatamirim, graduado em Pedagogia e Direito. Josafá  acumulava  as funções de Coordenador do posto da FUNAI e Cacique Geral.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Palestra no IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Lessom Fernades, diretor do IF da Cidade Alta

         Dia 22 o Instituto Federal, unidade da Cidade Alta na Avenida Rio Branco as 13:00 horas estará iniciado um simpósio sobre Identidade e Cultura Indígena. A palestra será proferida pelo técnico do Centro de Estudos e Pesquisa Juvenal Lamartine da Fundação José Augusto, Aucides Sales.

    Os centros de estudos indigena de Igapó e Ocarauçupitã participarão apresentando cantos, jogos e artesanato indígena. A entrada é grátis e o artesanato estará a venda. O simpósio é organizado pelo produtora cultural Larissa Sales e colegas do curso de Produção Cultural.

domingo, 13 de maio de 2012

Vereador Solicita Monumento Para o Índio Poti

  
    O vereador natalense  Franklin Capistrano encaminhou pedido a Fundação José Augusto (orgão do Governo do Estado) para que esta erga um monumento ao índio potiguar Felipe Camarão para ser afixado na Praça Cívica, no bairro do Tirol. O monumento é uma homenagem pelos títulos de Herói Público Municipal e Estadual. O local escolhido se deve ao fato de ser nesta praça onde ocorrem as principais comemorações cívicas da cidade.
Vereador Franklin Capistrano.Add caption
      Capistrano é o autor da lei que torna Felipe Camarão Herói Municipal e a Fundação José Augusto já recebeu  uma sugestão para esse monumento de autoria  do escultor Eri Medeiros. Segundo fontes seguras existem recursos para monumentos nos cofres do Estado, e a ideia conta com a simpatia da professora Isaura Rosado, Diretora desta Fundação.