sábado, 18 de maio de 2013

Universo Guarani em Expansão.


Guarani no Amarelão.
  Começou nesta sexta-feira, 03 de maio, as aulas do idioma guarani no Amarelão. Diego Acaguaçu esta à frente de uma enorme turma de mais de 50 alunos e sem dúvida vai precisar de ajuda. O grupo Ocararuçupitã retoma o trabalho neste reduto indígena onde já desenvolveu com o grupo do Igapó outras atividades como a formação entre os Mendonças, de um grupo de dança do toré, o jogo da peteca, o uso das guias de contas, e o idioma guarani além do Projeto Flauta Cabocla, financiando pelo BNM.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lerson Fernandes, Diretor da unidade do IFRN do
Cento da Cidade.


Guarani no IFRN.
  O calom Lerson Fernandes liberou e o movimento Indígena imbiocou! Eita! Com foi aqui noticiada, o Grupo de Estudos Indígenas do Igapó iniciou nesta tarde de quarta-feira, dia 9, na sala 78, da unidade da Rua Rio Branco, no Centro de Natal,  os encontros para estudo da Cultura e Idioma Guarani, contando com razoável assistência, em virtude da pouca divulgação. 
   O Movimento Indígena vem crescendo no Rio Grande do Norte e recebendo a cada dia, mais adesões, uma vez que a bandeira do Movimento, a IDENTIDADE, é aceita cada vez mais como arma principal no combate a ALIENAÇÃO, que vem invadindo e desgastando nossa cultura desde 1943 quando os EUA iniciaram seu programa de dominação da America, na época chamado Política da Boa Vizinhança.
Glossário
imbiocou: entrou com rapidez.

domingo, 12 de maio de 2013

Jepuruvo Arandu

Aderildo Rodrigues e Aucides Sales atuando na Escola
João Lino no Catu, a primeira escol indígena do estado.

   Acabei de receber a notícia que o projeto "JEPURUVO ARANDÚ "Utilizando Sabedoria" - Despertando o índio nas escolas do Rio Grande do Norte - que eu e Jussara fizemos (em nome da Associação Comunitária do Amarelão, para realizar Seminários sobre Educação Escolar Indígena nos municípios do Rio Grande do Norte onde estão localizadas as comunidades indígenas) e encaminhamos para o Edital do Prêmio Culturas Indígenas.... foi APROVADO. A entrega do Prêmio será em junho. Agradeço a Akanguasú Diego que ajudou na escolha do nome do projeto.

(Tahise Campos)