sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tapará Urgente!


   Componentes do Grupo de Estudos do Igapó  e Ocarausupitã estiveram em Macaíba mantendo contato com uma representante dos tapuios da Lagoa de Tapará, a professora Francisca Bezerra e foi marcada uma reunião dos representantes da comunidade com um elemento do “staff” do Prefeito de São Gonçalo do Amarante, que vai conhecer o grupo.

Motyrum Taparápe

Militantes visitam os 
Tapuias da Lagoa de Taprá
   Nesta sexta feira não houve a reunião do Ocarusupitã, pois Aucides Jurupari Sales e Diego Acanguasu, foram a Lagoa de Tapará, no município de São Gonçalo do Amarante para conhecer a comunidade dos Tapuias da Lagoa de Tapará e traçar ações para fortalecer a cultura do grupo com a formação de um grupo de estudos na comunidade.
   Além dos caboclos supra citados, compareceu no  motirum o negro caboclo Paulo Sérgio de Góis, o popular Locha, poeta, artista plásticos, animador cultural, publicitário e outros bichos...ufa! que curriculum?! 
     

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Parentes

Mirandas II
  No final de 2011, estivemos nas Mirandas a chamado da Associação dos Moradores das Mirandas que pretendem fazer um museu e queriam me mostrar a casa que foi doada para instalar o Museu. Levei um livro de Nestor Lima e uma copia da sesmaria da Caatinga das Pedras, demostrando origem indígena dos caboclos de Caraúbas. Os caboclos presentes na reunião, apresentaram o temor "dos brancos vindo de Caraúbas, dissolvam seus costumes", dai a necessariedade do museu, para servir da referência para a fortificação da identidade indígena da população de caboclos de todo o município.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Perrengues.


Hudsom Amaniju.
  
 Suave e limpo como um capuxo de algodão é oreirú Hudsom Dantas, o nosso tesoureiro. Alegre, discreto e muito honesto, este rapaz domina bem os lides com artesanato e com o idioma guarani. Atualmente presta serviço no 17º GAC, no departamento responsável por expedir os Certificados de Reservista.


Amaniju = algodão.
Ore irú = companheiro da gente.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Crexé – Yvyrá – Arborum.


Maçaranduba.
   Este pé de pau é uma relíquia. Sendo madeira de lei, os madeireiros a perseguem já que cupim não rói por ser resinosa. Seus frutos têm látex como a mangaba e era antes da invasão alienantes das lanchonetes, vendidos durante a sua safra pelas, ruas, praças e feiras igualmente a jabuticaba, pitomba, imbu, cajá, guajiru e mangaba. 

domingo, 27 de janeiro de 2013

canoa tapuia

canoa encontrada na lagoa de Exrtemoz, de origem tapuia. Seis outras foram encontradas nesta lagoa onde existiu a |Missão de S Miguel do Guajiru, administrada por padres jesuitas e habitadas por índios potiguares e paiacus.