sábado, 20 de julho de 2013



   A partir de amanhã,começo a desenvolver um trabalho de capoeira na comunidade do Amarelão em João Câmara-RN, a melhor formar de mudar para melhor esse país é através da educação....capoeira, tupi guarani... nossas raízes!!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Flagrantes da Tecó Indígena.


Ruas Embandeiradas.
  O povo europeu diferentemente da gente, é taciturno, reservado. Nos, caboclos, somos em geral alegres e festeiros. Mesmo com o resmungado dos inimigos de nossa cultura, o povo brasileiro, em especial a gente, os nordestinos. A despeito de tudo, enfeitamos as ruas, decoramos os salões e ambiente de trabalho, nas épocas de nossas festas, espontaneamente...
    Veja esta rua toda embandeirada, pelos seus próprios moradores, imprimindo alegria, ar de festa aos transeuntes. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Galeria Tapuia.

  Cabocla Simone
 Durante a Guerra do Bárbaro (1686/1720) o Rancho dos Silvas pediram paz ao governo e o Capitão-mor tratou de aloja-los juntos aos potiguares da Missão dos Jesuítas na Lagoa de Guajirú, atual Extremoz. Eram da nação cariri, altos e delgados foram, apelidados de Canelas de Ferro pela finura de suas canelas. Extinta a Missão foram os índios transferidos para a sesmaria chamada Cidades dos Veados, hoje Rio dos Índios, Boas Vista, Capoeira Grande, Coqueiros e Sitio.
   E desse povo que descende o professora da turma de alfabetização de adultos do Projeto Mova Brasil, a Cabocla Simone que sem dúvida é do mesmo povo da tapuia Lúcia Tavares.  

terça-feira, 16 de julho de 2013

GEI de Igapó, parceiro Do Projeto Mova Brasil.

   A aula inaugural da turma  de alfabetização de adultos do Projeto Mova Brasil, setor Natal III aconteceu neste dia 10 de julho às 18:30 na Escola Estadual Zila Mamede, no conjunto Gramoré, na Zona Norte de Natal. Por ser parceiro neste Projeto Pedagógico da PETROBRAS, nosso Grupo de Estudos foi convidado a se fazer presente na solenidade de abertura desta aula. E assim la foi um dos nossos integrantes compor a mesa das autoridades, ali então representadas por pessoas incumbidas desta tarefa e lhe sendo solicitada a sua fala, assim o fez, recebendo discretos aplausos da grande plateia ali presente (cerca de 500 pessoas) abordando o tema da identidade indígena, em enfoque especial  para o enorme desafio que era provar que existem índios no Rio Grande do Norte, uma vez que todos citavam uma pseudo afirmação de Cascudo, sobre a não existência indígena. A FUNAI se instalou em Natal e já cadastrou cinco grupos os quais já receberam a visita de uma antropólogo que encaminhou à FUNAI, o seu parecer. Como se vê, obtivemos pleno êxito.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Galeria Tapuia.









   Este tapuio frequenta a Escola Municipal Irmã Arcângela desenvolvendo atividades do Projeto mais Educação. Certa vez o surpreendo praticando um gesto merecedor do nosso aplauso: recolheu uma bola de voleibol que um companheiro havia desavisadamente liberada para que alguns alunos fossem praticar o futebol de salão.