sábado, 17 de novembro de 2012

Projeto Peteca. Brasil!

Garotada reunida na produção de petecas.
500 petecas.
    Iniciada este ano na Escola Municipal Irma Arcângela no bairro de Igapó, as atividades de uma Classe de Alunos de Séries Diferentes e Níveis Iguais de Adiantamento em Ensino de Artes na qual a metodologia aplicada é o desenvolvimento de projeto de atividades. 
   Foi desenvolvido um projeto ao iniciar o ano letivo (Felipe Camarão, nosso Herói Nacional) e um outro se iniciou logo depois, estando ambas em curso, sendo o primeiro, em fase final e o segundo, começa intensificar as atividades. 
    Este segundo  projeto se chama "Peteca: Brasil!!" e na fase atual, os alunos estão produzindo petecas para atender uma encomenda de 500 unidades feita pelo SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos ). 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Classe de Adiantamento em Artes.

Projeto Grande Literários.
Widerley Bizarro, Igor Vovô e Edwim no encerramento do Projeto Grandes
Literatos, na Escola Cantinho do Saber.
    Aparecida Bueno é militante integrada ao Centro de Estudos Indígenas, desde 2007 realizando investigações na religião, idioma, usos, artesanato e tradições das nações indígenas de nosso estado. Pedagoga é coordenadora do turno matutino da Escola Municipal Cantinho do Saber, na localidade de Novo Santo Antônio no município de São Gonçalo, região metropolitana de Natal.
    Neste ano ela idealizou e desenvolveu o projeto Grandes Literários do qual o nosso G. E. Indígena de Igapó participou em duas oportunidades: nos acompanhamentos durante a oficina de xilogravura, que ministramos naquela escola, a serviço da Fundação Jose Augusto. Na ocasião os garotos desenvolveram ação do projeto Peteca Brasil! Levando petecas para doar nas escolas e formar rodas de peteca, difundindo o jogo da peteca e o titulo de Herói Nacional dado a Felipe Camarão, pregando cartazes, e distribuindo planfetos. A oficina teve três encontros. A segunda oportunidade ocorreu no dia 25 de outubro, no encerramento das atividades do projeto Grandes Literários, como número de fechamento da propagação. Os garotos foram cantar músicas indígenas em idioma tupi além de levar petecas para divulgação do jogo.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Galeria tapuia


Francisca Bezerra de taparã.
  Cripóva te professora da Escola Pedro Gomes, em Macaíba e funcionária do Sindicato dos Funcionários Municipais, desta mesma cidade. Esta integrada ao Movimento Indígena. Participou dos últimos encontros indígenas que aconteceram nas cidades de Açu e João Câmara, os quais foram organizados pela FUNAI.
   É integrante do grupo de tapuias da Lagoa do Tapará, localidade situada na divisa de São Gonçalo e Macaíba

*CRIPÓ VA TE = essa mulher é.

Mobilização pro Guaranis Ca'aruguá

A juventude ao lado dos Guaranis!!!!!!! Mba'e porãnte (fotografia de Leniltom Lima)

O Grupo de Estudos Ocarusu Pitã estava presente na Praça Cívica na manifestação pro Caioás, que aconteceu sexta última. o toré aconteceu sob a regência do pajerã Tapuya do Ganzá.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6yfESTmiOFE

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

xiurinja taispo / angirú tupa / pater.amicus


Professor Manoel.
    Reside em um quarteirão de traz da Escola Irma Arcângela, Ensina historia na Universidade Vale do Acaraú. Na sua casa, durante as férias escolares, o Centro de Estudos Indígena do Igapó realiza suas reuniões. O professor é pai de Gabi Amanguaçuporã, integrante do Centro de Estudos desde 2007 quando foi aluna da Escola I. Arcângela.
        No fim do ano na sua casa, Aderido Rodrigues costuma ministrar aulas de guarani. O pajé Awá Zeruzã costuma aparecer mode falar de plantas, o paraguaio Helio Cabrera vem pra tirar dúvidas sobre o guarani, garotos do grupo Bonde dos Considerados fazendo repi. E lá vem o professor, sempre sorridente, pondo as mesas, quadros, cadeiras, cafezinho com bolachinhas, água, leptopi.

contando fábulas indígenas no Catú

Aucides Sales contando fábulas para alunos da Escola  Municipal   João  Lino, na comunidade  potiguara tapuia do  Catu dos Euletérios na cidade de Canguaretama.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cronograma.

fabricação e jogo de peteca

Março/abril.
·         Visitar a possíveis participantes.
Maio/junho.
·         Oficina de fabricação de peteca > 
        Aula de tupi 
Junho/agosto.
·         Divulgação da peteca.
·         Criação de uma Roda de Peteca na Ribeira, diferente ao Teatro A. Maranhão nas sexta-feira à tarde.
·         Aula de tupi.