sábado, 22 de setembro de 2012

Kreche/ Yvyrá / Arborum.


Cajueiro.
           Cajueiro pequenino
           Carregado de “fulô”
           Eu também sou pequenino
           Carregado de “amô”

   Após as chuvas que caem no inicio de setembro, chamadas “chuvas do caju”, estas árvores apresentam suas primeiras flores e no próximo mês das flores, penderão “maturis” que em dezembro já serão caju. Dessa forma, se contava os anos, guardando a cada ano, uma castanha de caju dentro de uma cumbuca. Quando se perguntava a idade se dizia: "tenho
"tantos" cajus".   É uma fruta de cor amarela, mas apresenta a variação encarnada que se chama “caju piranga”.
glossário
Maturi: vinga, a flor virando fruta.
Cumbuca: tipo de pote.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Parentes.



De Assis.
   
   Sobrinho do finado Honório Barbosa, morubichá dos Mendonças do Amarelão, De Assis canta e compõe canções românticas. Uma delas faz apologia ao seu lugar, citando a tradicional “Festa da Castanha”, titulo de um de seus quatro CD.
  Tenho o visto circulando em Natal numa motocicleta tipo Harley Davidson  e em um carro pintado com anúncios de seu espetáculo musical. Ele se apresenta para as “colônias” de Mendonças, espalhados pelo Mato Grande e litoral Norte até Touros.
   A colônia de Natal é localizada no bairro de Cidade Praia na Zona Norte de Natal é formada pelo grupo dos Mandú, ao qual De Assis é pehengue.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Xiurinja Tunga.


Pa’i Fabio Santos
    Na tarde do dia 17 deste, moi je rendez vous avec che angiru pa’i Fabio Santos no Café Milenium. Livre dos problemas de saúde que o acometiam, o pa’i relembrou fatos ocorridos durante sua permanência na Coordenadoria de Direitos Humanos de Secretaria de Interior e Justiça em 2005 e nos anos seguintes. O padre foi uma das principais molas propulsoras do Movimento Indígena em nosso estado assim como do Movimento Cigano.
    A CODEM, da qual foi coordenador por um breve período, foi fundado por Dagmar Fernandes, atendendo a um pedido informal do artista plástico Aucides Sales, em 1998, mas a Coordenadoria só obteve destaque durante a permanência deste sacerdote artista que heroicamente incluio índios e ciganos na I Conferência Nacional da Igualdade Racial, a contra gosto da SEPPIR, pois a Secretaria Especial das Politicas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial vetava em nosso Estado a participação dos  grupos citados.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Oficina de Xilogravura em São Gonçalo

Betinho e Rodolfo, Aucides, a professora Cida e o Diretor da Escola
    Nesta segunda, dia 17, estivemos  na Escola Municipal Cantinho do Saber na localidade de Novo Santo Antonio iniciando uma oficina de xilogravura que foi solicitada por aquela escola à Fundação José Augusto por sugestão da coordenadora pedagógica Aparecida    Bueno que é integrante do Centro de Estudos Indígenas de Igapó. 
  Dois alunos da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes para uma demonstração do jogo da peteca para os alunos daquela escola.

Presente de Páris


Segundo a FUNASA, o escargau é perigoso pra saúde pois transmite
uma infinidade de doenças.
Páris é personagem do escritor grego Homero, do romance A Iliada, de onde nasce do episódio do Cavalo de Troia  a expressão “presente de Grego” como coisa enganosa. París capital da França nasce de uma colônia grega. Os Franceses se dizem país irmão e fizeram grande festa saudando nosso país, porém um empresário Frances nos presenteou à grega, com uma indesejável população de “escargau” abandonando em nossa cidade, depois de mais um mal sucedido projeto de cultura transplantada....
Coisa de europeu e seus “Maria vai com os Brancos”.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Flagrantes da Tecô Indigena


file:///home/aluno1/Desktop/sam_0037.jpg redJogo da Onça.
   
O Cachorro, o Caçador de Onças é uma peça do repertorio do Termo de Pífanos dos Irmãos Aniceto índios Tapuias da tribo Açu que mora na Serra do Araripe, no Ceará. A caça à onça usando cachorro é evidentemente uma prática européia, mas possivelmente o jogo deve ser caboclo, pois não há onça na Europa. É um jogo de tabuleiro onde 14 cachorros tentam encurralar a onça que se defende matando cachorros, como no jogo da dama.