sábado, 30 de junho de 2012

Flagrantes da Cultura Indígena


Amendoim e castanha de caju  confeitado,  vendido na Rua Açu.
 Amendoim Confeitado.
   Esta iguaria de origem indígena tem propriedades afrodisíacas, por ser rico em vitamina E. É vendido torrado, com ou sem casca, e recoberto de açúcar ao que se chama “confeitado”. Em alguns estados é servido cozido como se faz com o feijão. Os sulistas o industrializaram em forma de manteiga e paçoquinhas.
  O confeito requer um carro fogareiro, como o da foto, cujo proprietária, sendo cabocla se negou a aparecer na chapa, como se sabe, as cabocla são pesoas muito tímidas.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Brigada Felipe Camarão

Ao centro, o general Ignácio e a direita
o vereador Adenúbio Melo
novo comandante
   Estivemos presente na solenidade de descerramento da placa comemorativa do título de Herói Público Municipal de Natal, dado ao patrono da sétimo Grupamento de Artilharia e Campanha, Jerônimo de Albuquerque. Convidados pelo Coronel Reis, fomos apresentados ao novo comandante da Brigada Felipe Camarão, unidade que comanda as demais quarteis do exército em nosso estado. Extremamente simpático, o general Ignacio é um carioca sereno e bem humorado.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

IF VAI AO AMARELÃO

A professora Chiquimha entrevistada  pelo professor Marcos;
      A serviço do Museu do Brinquedo Popular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o professor Marcos Vinícios, vice diretor da unidade da Avenida Rio Branco, foi ao Amarelão acompanhado do funcionário da Fundação José Augusto, Aucides Sales realizar pesquisa sobre brinquedos populares de origem indígena. Nessa comunidade e em outras no seu arredor, vive desde o século XIX um grupo de potiguares vindo do aldeamento da serra da Bananeira, na Paraiba e do aldeamento de Pipirituba, em São Gonçalo, vizinho a Natal.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Agente Jovem

Á esquerda, Luis Catu, Aderildo e Juruna.
Aderildo Rodrigues
  Reiniciaram os trabalhos do nosso agente jovem na comunidade indígena do Catu dos Lotérios, na Escola Municipal João Lino, no município de Canguaretama. Aluno do Curso de Educação Física da UNP, Aderildo é o pioneiro no ensino da Cultura Indígena em uma escola em nosso estado. Seu trabalho iniciou em 2005, com um contrato de trabalho com a Secretaria de Educação de Canguaretama e prossegue até hoje rendendo bons  frutos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Perrengue do G. E. Indígenas de Igapó

Mabinho na dança do Toré, na Escola Heitor Carrilho.
  Mabinho



   A figuração do herói  Felipe Camarão é feita por Magnum, o Mabinho  do nosso G. E Indígena  de Igapó durante cortejos e apresentações da dança do toré. Esse tapuio vindo de Mossoró  realizou estudos do idioma guarani, historia e cultura indígena além de participar de encontros e outros eventos sempre que permite seu trabalho de pedreiro.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ceara Mirim cidade de cultura

A Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Ceara Mirim, Cristina  Sobral, Aucides Sales e  o staff  daquela Secretaria.
.
    
Palestra sobre Felipe Camarão
    Atendendo a solicitação da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Ceara Mirim, um funcionário do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine da Fundação José Augusto se deslocou até aquela Secretaria para auxiliar na elaboração da programação das atividades da Semana do Município, no que foi confiado a esta Secretaria. O tema deste ano é ditado pelo slogan: Ceará Mirim, cidade de cultura. Ficamos responsáveis pela palestra  sobre Felipe Camarão, Herói Nacional.

Preparativos para palestra sobre F Camarão

Na esquerda Betinho, gravando o ensaio, Yogor Vovô,
 o professor Aucides, Otávio, Foguinho e  Mateus Pesado


    Compondo as atividades da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes a palestra que o Vereador Franklin Capistrano fará no próximo dia treze de junho, terá uma abertura feita pelos nossos alunos e para tanto se iniciaram nesta sexta feira passada, os ensaios para os cantos que serão entoados por componentes do grupo da dança do toré.
    A Direção e equipe pedagógica já deram andamento nos ofícios e convites e o gabinete do vereador anda ãs voltas com a preparação do material de divulgação

Cripó



       Esta figura esculpida em madeira representa uma tapuia (índio que não é da nação tupi). A imagem foi obtida a partir dos trabalhos do pintor holandês, Albert Ecoult, fotografias e pesquisas de campo, nas regiões de missões para catequese indígena, e nos grupos de remanescentes indígenas isolados, citados por Nestor Lima em seu livro Historia dos Municípios do Rio Grande do Norte.

domingo, 24 de junho de 2012

Comadre Fulozinhas

A Ca'a i pora.
o fantasma do mato






 A Caipora é um duende da mitologia tupi que tem por função proteger a mata e seus habitantes das pessoas sem consciência ecológica. É muito pequena e tem os cabelos batendo na bunda e os pés pra trás. Dá assovios agudíssimos. Carrega sempre uma rodilha de cipó mode da cipoadas nos cachorros dos caçadores sem vergonha.
    Tem grande predileção por fumo e por isso se diz "fuma que só Caipora" com quem fuma muito.