sexta-feira, 5 de julho de 2013

Flagrantes da Cultura Indígena.

Paraguaçu.
   Entre, chineses discretos e brasileiros alinhados, surge um autêntico amante de nossa cultura, defensor de nossa identidade: loja Paraguaçu, nome da esposa de Caramorú, personagem das primordios da historia do Brasil, o episódio do a filha do chefe dos Ca’aetés,  Ypéba, pai da jovem Paraguasú, imortalizado pelo Frei Perdigão, da Bahia, que fantasiou os fatos e o significado do nome do herói, cuja tradução, é o peixe moreia, mas que o frade tradusio como “filho do fogo, neto do trovão”.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Crexe/ yvirá/ Arborum.

Algodão Pará/ Amanijurana.
Tudo que é exótico, o povo batiza como Pará, Castanha do Pará, etc.. Está arvore de rápido crescimento, lembra um pé de algodão Mocó, embora não produza capuchas de algodão e a folha ser apenas parecida, as flores são idênticas, apenas um pouco maiores.
O algodão já era utilizado pela América antes da chegada dos europeus que logo levaram e os ingleses no século XIX passaram a cultivá-lo no Egito e Índia. No nosso estado havia um tipo especial, arbóreo, de fibra longa com ocorrência na Região Serido, conhecido por Mocó, que foi mestiçado por ação deletéria dos sulista, através de financiamentos mal acientados e por fim foi sabotado pelos Estados Unidos que sacudiu no nosso estado o Besouro Bicudo que deu o golpe de misericórdia no Mocó, que foi por muito tempo a riqueza de nossa terra
Isso aconteceu por volta de 1975, em plena Ditadura Militar, financiada por este pais das tramoias.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vila de Barro.

  O Grupo de Estudos Indígenas de Igapó mantém suas aulas no Centro Cultural da Universidade Estadual, só que trocaram o pátio do Centro Cultural para se alojar na Vila de Barro do poeta açuense, Paulo Varela que desenvolve este projeto cultural ali em andamento. No Cafe de Paulo Varela servem tapioca, paçoca, quailhada, choriço, espécie, castanha de caju, amendoim, canjica, pamonha, pipoca etc.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Grupos e Estudos Indígenas em Coqueiros

Gerson, Aucides, Simone, Nízia, Júnior , Maiara e Geferson no sítio da família Nobre.
   Elementos dos Grupos de Estudos Indígenas Igapó e Tava Rovy estiveram esta tarde reunidos na localidade de Coqueiros, no município de Ceara Mirim para planejamento de ações futuras como o Encontro de Grupo de Estudos Indígenas que vai ocorrer dia 17 no IF de João Câmara. A reunião com educadores daquela localidade amigos da professora Simone que trabalha em Rio dos Índios com uma turma de alfabetização. 
   Outra ação discutida é o encontro das turmas indígenas do Projeto Mova Brasil. De acordo com entendimentos entre a Coordenadora do Setor Natal II, Mariana Ribeiro, a outra turma indígena do Projeto é dos tapuias de Tapará que em breve estará fazendo uma visita à turma do Rio dos Índios. Os Grupos de Estudos Indígenas são parceiros do MOVA Brasil no atendimento a turma indígenas de Rio dos índios e esta vendo a possibilidade de instalação de um grupo de estudos em Coqueiros

segunda-feira, 1 de julho de 2013

paiacus se preparam para cadastramento na FUNAI

brinque!?...
   A tapuia Lucia Tavares continua incansável na sua tarefa de reunir as tribos cariris debandadas depois do episódio de três de novembro de 1825, quando moradores da Vila de Portalegre, fuzilaram 70 tapuias em Viçosa. Sua última vitória foi conseguir a adesão ao Movimento Indígena, da Vereadora Antônia Sabino, façanha conseguida depois de várias tentativas frustradas. O feito só foi possível graças a interferência do Professor Erysmar Bezerra, caboclo de Portalegre que a pedido do caboclo Aucides Sales, foi até Viçosa, onde mora a tapuia Sabina, mode convencê-la das boas intenções da Lúcia Pa’i Tavares.

   Lúcia está reunindo os descendentes dos antigos moradores da Missão de São João Batista do Apodi, fundada pelos jesuítas em 1702, para uma reunião com o Coordenador do GTL da FUNAI, para que se inicie o cadastramento dos remanescentes das tribos dos Icós, Icozinhos, Paíns, Caborés e Paiacús hoje espalhados por Viçosa, Riacho da Cruz,Campo Grande, Olho D’Agua, Itaú e em Apodi e também vem junto os descendentes do Tenente General Francisco de Souza Falcão, descendente do no Herói da Pátria, Felipe Camarão e dos três oficiais do Terço dos Camarões, fundadores do município e que são conhecidos por Caboclos de Caraúbas.

domingo, 30 de junho de 2013

Mirante da Zona Nortre

 
Flagrante da palestra do professor Luciano Capistrano.
 Está a todo vapor a coleta de assinatura para solicitar da Prefeitura de Natal, a construção de um Memorial dos Índios Potyguares, no lugar chamado Alto da Torre, próximo a praia da Redinha, na Zona   Norte de Natal. Os agentes da coleta são os líderes e vices das turmas do turno vespertino da Escola Municipal Irmã Arcângela, comerciantes e lideres comunitários das redondezas desta escola e elementos do Grupo de Estudos Indígenas do Igapó. 
   A coleta começou no dia 12 desse mês e as listas de assinaturas serão protocoladas no dia 23 de agosto no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura Municipal de Natal..