sábado, 3 de agosto de 2013

Encontro de jovens Indígenas.

Gerson Canindé, um caria'y potiguara e Acãguasú
 Iniciando o Intercâmbio entre os jovens indígenas do RN e da PB. O Primeiro encontro já aconteceu, e o segundo aconteceu neste dia  três de agosto, na terra Indígena Potiguara da Baia da Traição que recebeu 20 pessoas de nosso estado. Na delegação do Amarelão dois elementos (respectivamente) do Ocarausupitã e Tavarovy, Acãtuichá e Gersom Lira Canindé, foram incluídos em função do trabalho que já desenvolveram e desenvolvem nessa comunidade indígena, Diego Acã ensinando o idioma e Canindé a capoera.

Peteca no IF de João Câmara.

Jogo de peteca na partida de Natal
   Os participantes da Oficina da Cultura e Idioma Guarani Fizeram rodas de peteca em vários momentos: na partida, como elemento de reunião, na chegada ao IF de João Câmara e depois da aula e canto, planejamento e troca de presente, tendo que se ausentarem os Mendonças, os vindos de Natal permaneceram na Unidade, batendo peteca.
   Vários estudantes desta unidade se integraram aos “Natalgua” entrando na roda para dar a sua petecada, se possível forte, fazendo a peteca subir muito acima. Por fim deixamos duas petecas com a moçada.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cavaco chinês.

Impressionante é a resistência da cultura popular. Quando se pensa que certas coisas não existem mais, elas de repente aparecem. Estávamos no “Arraia do FJA” quando escutei mais um triângulo,  além do do trio de forró.... Olhando pro portão lá estava impávido; com seu tambor de flandres nas costas e tocando o seu tradicional triangulo com o qual se anuncia: o Vendedor de Cavaco Chinês.
Para lá nos dirigirmos para adquirir algumas folhas e puxar conversa. Era um caboclo de uma família que morra no cruzamento de Rio Doce com a estrada de Natal/Genipabu, que “veve” disso.


Peteca no Santa


  Como havia sido anunciado, aconteceu a Petecada nessa terça feira dia 30 na praça do conjunto Santa Catarina com a presença perrengues dos Grupos de Estudos Indígenas Igapó e Ocarusupitã e de uns poucos rapazes do conjunto já que os tarraachi onupã ha'ekuerape semana passada aja por temos não compareceram. porém a Petecada apesar dos pesares aconteceu.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Flagrantes da Cultura Avá.

Flagrantes policial.
Este é o tal é melitante que segundo a Crente, a primeira letra
de seu nome é Balalaica.
Baladeraçu.

   
 O Drops DÓI-CODI flagrou este Vândalo de arma em punho, depois de  disparar dois coquetéis Molotov sobre o telhado da Casa da Moeda.  A foto flagrante foi feita por uma crente infiltrada entre os manifestantes, com uma câmera escondida na b...
   A baladeira é filha do bodoque, com a funda, fruto do cruzamento da indústria da borracha e o artesanato de origem indígena.

Tupi Rai Tequi


Nos encontros dos Grupos de Estudos Indígenas que acontecem durante a Oficina de Cultura e Idioma Guarani, estão sendo utilizados recursos de alta tecnologia, como se vê na fotografia e o desenho manual de letras e ilustração, casando arte e eletrônica a serviço da Cultura Indígena, contemplada na legislação federal pela lei 12.645/09, mas que esquecida totalmente pelo governo, hoje avesso a este termos, em face da alianças com a direta ruralista e teocrática.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

xenem - mboytyra - rosa

Bar da Xanana.
O poeta Diógenes da Cunha Lima decretou, e Natal obedeceu: é a chanana; a flor oficial de nossa Capital. É tanto que o proprietário deste bar aderiu à brincadeira e batizou seu estabelecimento com este nome que é poeticamente oficial = Bar da Xanana. Fica na estrada da Redinha, na bifurcação com a rodovia que vai para a Jenipabu.

domingo, 28 de julho de 2013

wacini xiurija

 Wagner Oliveira.
   "Filho de chano é chanim" já dizia nossos parentes indígenas. É esse o caso de Wagner, cujo pai é pintor e publicitário la em Açu, o que de fato muito lhe inspirou, na década de oitenta Gilvam Lopes decorou a cidade com 26 painéis murais tornando-se célebre por isso. O seu estilo arrojado contrastava com o do sei pai, mas Wagner não se bandeou para o discurso de Gilvam e manteve sua linha, alias, algumas diretrizes das quais escolheu este estilo de figuras rechonchudas, tendo a forma da mulher tapuia dominado a cena.
   Mora em Açu é pintor e professor.Trabalhamos juntos no PETI em Açu na década de 2000;

 Glossário:
Chano: gato.