sábado, 14 de setembro de 2013

Intercâmbio tupi guarani.

   Estão em atividades em nosso estado, vários grupos de estudos indígena. Outras se iniciam. Estamos realizando intercâmbio entres estes grupos com o objetivo de fortificar a identidade, elemento indispensável ao exercício da cidadania.
   Cerca de 20 indígenas do Rio Grande do Norte estiveram na Aldeia de Acajlybro no mês passado reunidos com os potiguaras de várias aldeias da Terra Indígena da Baia da Traição, sequenciando o intercambio iniciado neste ano com a vinda de um grupo de potiguaras, que estiveram em Natal, ocasião na qual realizam uma manifestação pública, vindo um grupo de indígenas  oriundos de várias comunidades do RN, em passeata pelo IBGE, na Praça Pedro Velho até a Procuradoria Geral da Republica.
     Em julho, no Instituto Federal de João Câmara se reuniram três grupos de estudantes, uma deles do Projeto  Mova Brasil, turma de Rio dos Índios, município do Amarelão, alunos da oficina de cultura indígena, do  Projeto PROEX desenvolvido Departamento de Extenção da UFRN. A terceira turma é formada por participantes da Oficina de Cultura e Idioma Guarani, em curso no Campos do IF, na Avenida Rio Branco elementos do grupo Ocarausupitã, igapo e Tavarrovy.
    Em função destes encontro estivemos no Catu para articular um próximo encontro que infelismente não se anunciou possível por motivo na ubidade do IF só ser inaugurada n próximo ano e nessa ação o Instituto é um dos principais parceiros e assim teremos que reprogramar o próximo encontro,

 Após o evento dois professores do IF de João Câmara firmaram com o grupo Ocarausipitã um calendário de passeios evento, e que para a sua realização, estão sendo realizados contatos para definição de programação e calendário. Presumido que o próximo encontro ocorra no Catu.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O Andarilho das Canções.


Dudé Viana e Aucides Sales.

  O cantor caraubense Dudé Viana incluiu no seu CD, Papo Chou, O Romance de Cantofa e Jandi de autoria de Aucides Sales sendo uma das faizas mais pedidas e por esse motivo o artista a reincluiu no seu DVD "O Andarilho das Cançoes" recentemente lansado em Caraubas e relansado aqui em Natal, no campus do Instituto Federal da Rua Rio Branco neste último dia 13 de setembro.