sábado, 25 de agosto de 2012

Histórias de Caboclos


  

Cesário da Cajazeira V.

    Roçadeira sumiu por uns tempos. Os caboclos irmãos do rapazinho que Cesário matara, tinham uma branca na feira de Caraúbas e foi ali que reapareceu barbudo, anunciou que ia fazer a encomenda depois da festa dos Padroeiros.
    Lembro-me do filho mais velho de Cesário de Cajazeira, dois menores e duas mocinhas. Uma delas já tinha arranjado um namoro com um rapaz de Caraúbas. Surpreendi Seu Cesário cortando o cabelo do filho, usando uma tesoura, e uma cuia. Eram sim, caboclos, diziam minhas tias ao escutar minha descoberta. O mais velho era bom caçador. Voltava do mato trazendo preá, morto a tiro de espingarda de soca.
    Éramos caboclos, e as nossas famílias ensaiavam uma amizade. O rapaz e o Cesário iam todos os dias com Seu Miltom e eu, tirar leite das vacas dos Saldanha, no casarão do finado “Quincas”. O velho Miltom sempre vinha na frente e os caboclos atrás. Foi nesse trajeto que os pistoleiros escolheram para dar fim ao caboclo Cesário. Era uma estrada deserta, de um Km apx. Cruzava uma riachinho vindo do açude, e ali próximo, duas moitas de mufumbo, uma de cada lado, fechada, mais alta que um cara. Ali eles se esconderam.

Palestra em Felipe Camarão

Flagrantes dos ensaios realizados para a apresentação de hoje.
O grupo se acha agora reforçado pelo coreógrafo Jussiê Oliveira.

    Hoje no salão paroquial de do bairro de Felipe Camarão será realizada uma palestra sobre o patrono do bairro proferida pela ex-aluna da Escola Irmã Arcângela, Elaine Lima, assessora do Vereador Franklin Capistrano autor da lei que da o título de Herói Público Municipal a Felipe Camarão. O evento faz parte das comemorações do aniversário do bairro e de um ciclo de palestras que a Escola Irmã Arcângela está realizando como parte de um projeto de atividades da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes da Escola Municipal Irmã Arcângela que conta com o apoio do Governo Estadual através da Fundação José Augusto e do Governo Federal, através da 17ª Brigada de Infantaria Motorizada, cujo patrono é Felipe Camarão. As palestras e atividades culturais vem acontecendo desde abril estendendo-se a Ceará Mirim, pátria do Herói.
    A Escola Irmã Arcângela participa da palestra fazendo a abertura com uma apresentação do Coro e Orquestra da dança do Toré e com o jogo da peteca, que será o tema do próximo projeto da Classe de Adiantamento e que por tanto já iniciou uma séries de atividades prévias como a fabricação de petecas que serão distribuídas durante o evento.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

F. Camarão, Herói Nacional é tema de palestra nesse bairro.

Elaine em primeiro plano, no Recife, na igreja da Várzea onde
jaz  os restos mortais de F. Camarão.
    A Escola Irmã Arcângela realiza neste mês de abril, um círculo de palestras sobre Dom Antonio Felipe Camarão e mais uma acontecerá no próximo sábado, dessa vez no bairro de Felipe Camarão, antes da missa no salão paroquial, proferida pela ex-aluna Elaine Lima irmã da também não menos brilhante Érica Lima.

Jerônimo de Albuquerque Maranhão.


    
 A mãe Jerônimo de Albuquerque. Maranhão era filha de Yvyraparaoby, chefe dos índios Caetés, de Pernambuco. Para distinguir do pai, pediu autorização ao Rei para incorporar “Maranhão” ao seu nome, pelo fato de ter combatido os franceses naquela capitania. O seu pai, junto com a irmã, governavam Pernambuco em meados do século XVI e era apelidado Adão Pernambucano por ter muitos filhos, de esposas indígenas, sendo a filha de Arco-Verde (Yvyraparaoby) a primeira esposa, e seu xará (pessoa que tem o mesmo nome) era o terceiro filho dela, e o mais querido do Adão.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GAC prepara monumento para Jerônimo de Albuquerque. Maranhão


 

    O coronel Edsom Alemany solicitou nossa colaboração nas articulações necessárias para a conclusão do projeto de um monumento para homenagear Jerônimo de Albuquerque, que esta sendo gestado visando conseguir recursos para sua construção. Dessa forma fizemos contato com o arquiteto que esteve presente na obra de restauração da capela onde o patrono do 17º Grupamento de Artilharia e Campanha, foi sepultado.
      Paulo Heider Feijó é funcionário da Fundação José Augusto e acompanhou a restauração da capela de Nossa Senhora das Candeiras e dessa maneira, nos informou seguramente sobre relíquias do patrono da corporação que o Coronel Alemany é o comandante, portanto almeja tê-los neste monumento.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Banda da Brigada Felipe Camarão na E. I. Arcângela

  Após a palestra do Ten. Halley a Banda de Música  da Brigada Felipe Camarão fez uma apresentação didática na quadra de esportes apresentando um repertório de músicas populares. Infelizmente o novo Regente da banda não incluiu o Dobrado Felipe Camarão, peça tão importante para este evento comemorativo ao título de Herói Nacional que o patrono da Brigada recebeu neste dia seis de agosto.

Wacini Xiurinja Cripó Tunga.

Nhandê angirú cunhã guaçu.
Xiurinja Terezinha.
    Seu nome foi dado ao Assentamento Sem Terra ocupado em massa pelos caboclos do Amarelão, chamados Mendonça, moradores do município de João Câmara. Assulados pela freira, os caboclos ocuparam a fazenda Outeiro, instalada nas terres de onde foram expulsos nos meados do século passado. Esta senhora ítalo/germana valente e justa à frente dos caboclos, enfrentaram pistoleiros e policiais, vencendo afinal a batalha arquitetada pela Irmã, que a duas década peleja ao lado dos caboclos em busca de respeito para esta gente que  autora foi dona de todo esse território ao poente da cidade de João Câmara.

domingo, 19 de agosto de 2012

Historias de Caboclos.


Cesário da Cajazeira II.

     Iniciava o ano chuvoso de 1962 e tivemos que vir para Natal estudar. Com uns tempos sobre da noticia: mataram o caboclo Cesário! Por uma boca só o povo dizia que era vingança da cabocla velha, mãe de um rapaz que Cesário havia matado. Não demorou muito e os assassinos foram presos e condenados, passando a ocupar a cela que era ocupada pelo Cesário da Cajazeira.
    Os pistoleiros cumprindo pena perambulavam pelas proximidades da cadeia em Caraúbas contavam o episodio da morte, a encomenda feita pelos caboclos de Cajazeira, feirantes em Caraúbas onde fizeram contato com o Paulo Roçadeira, durante a feira. O pistoleiro foi conhecer a vitima. Os caboclos mostraram Cesário. Estava meio “quente” no mercado, contando bravata.
(continua)