terça-feira, 29 de novembro de 2011

Missa em Ação de Graças para Felipe Camarão terá programação especial

No próximo dia 8 de dezembro, às 19h, ocorrerá uma Missa em Ação de Graças pela aprovação da lei do vereador Franklin Capistrano, que institui Felipe Camarão como o "Heroi Público Municipal". A missa será na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Várzea, em Recife (PE), pelo fato de Felipe Camarão ter sido dono de uma estância naquele local.

A missa contará com uma comitiva de Natal, constituída por professores e alunos da Escola Irmã Arcângela, que fica no bairro de Felipe Camarão, bem como parentes e moradores daquele bairro, representante da Brigada Diogo Camarão, de Recife (PE), na pessoa do coronel Aluísio; também presente o coronel Reis, da Brigada Felipe Camarão, de Natal, que inclusive, foi o articulador desse intercâmbio com a Brigada de Recife, bem como com o ex-senador Marco Maciel, autor do projeto de lei que pretende instituir Felipe Camarão como Heroi Nacional, além de representantes do deputado estadual Hermano Morais, autor de lei similar no âmbito estadual, que já foi aprovada e aguarda sanção do Governo do RN; presença também do vereador Franklin Capistrano e a deputada federal Fátima Bezerra, outra entusiasta do assunto em questão.

A Missa terá uma programação específica organizada pelo Centro de Estudos Indígenas do Igapó, que é o executor de todo esse trabalho em Natal, de consolidar o nome de Felipe Camarão como Heroi, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine (Cepejul/FJA), na pessoa do professor Aucides Sales. O celebrante será o padre Miguel Batista, seguida de apresentação de várias danças, inclusive a do Toré, do grupo de dança da Escola Municipal Irmã Arcângela, com a participação de índios xucuru e cariri/xocó, da ilha de Joana Bezerra, bairro do Coque, de Recife. Haverá também jogos de Peteca e distribuição de "guias" da indumentária indígena, para as autoridades, são uma espécie de colar usados para proteção dos índios, também como "conta de caboclo" ou "lágrima de Nossa Senhora".

Na ocasião da Missa, o padre Miguel deverá conclamar a retomada de prospecções arqueológicas realizadas no bairro da Várzea, nas quais já foram encontrados diversos materiais que remetem ao século XVII, época em que viveu Felipe Camarão. De acordo com Aucides Sales, a expectativa é de que esses achados arqueológicos sejam utilizados para a criação de um Museu sobre Felipe Camarão.