sábado, 4 de janeiro de 2014

Ketse- ca’a-flora.


   Maturi
 Até o inicio da década de 70, vimos caboclinhas sapecas, exibindo desafiadoras, as iniciais dos seus amados, tatuadas, no tronco das coxas, com leite de maturi. Enorme contraste existe entre a vinga do caju, doce e saboroso com a sua intragável vinga, o que chamamos “maturi”, pois a futura fruta contém um sumo leitoso que mancha tecidos e marca a pele, sendo intragável integrando o irônico banquete de ervas agressivas: sala de de urtiga,farofa de maturi e refresco de fumo.
   E nome de uma revista editada em Natal, no período da ditadura militar que tinha caráter critico, ácido.

Acanguaçú.

Venezuela pe.

   O nosso “perrengue” Diego Acanguaçú e Aline Macedo, ambas do Motyrum Indígena, entidade do complexo de extenção universitária da UFRN, estão na Venezuela participando de um congresso sobre os povos indígenas... além dele também está por lá, o professor da URN, José Glebsom, nosso aliado e morubixa do evento.

Peteca Guajirú pe.

   Uma brigada mista do Grupo de Estudos Indígena do Igapó e Ocarusupitã esteve pela segunda vez na cidade de Extremoz realizando dos trabalhos de formação de um grupo de Estudos Indígenas nesse antigo aldeamento de caboclo da língua geral e tapuias, então regidos pelos padres jesuítas. A operação foi iniciada na oca de Natam Guajiru de onde se deslocou para as ruínas da igreja dos Jesuítas onde foram levantar peteca e em seguida foram à lagoa onde se fez uma reunião de estudos.

Ktsé-Ca’a-flora.


Grajiru.
   Está grande arvore que lembra  o salgueiro, tem um frutinho comestível que não excede a 3/4 de polegada, de cor verde clara, tendo no seu interior, inúmeros sementezinhas de tom claro. A sua folha de tom verde escuro lembra a do cajueiro, sendo, porém mais expressa.
   Do seu nome, temos sérias dúvidas de qual seja a sua origem e significado. Ocorre com grande freqüência nas dunas de nosso litoral e dessa forma, é topônio nessa área. É o antigo nome da cidade de Extremoz que ostenta duas imponentes guajirus ao lado das ruinas da magnífica igreja jesuíta, da Missão de São Miguel do Guajirú.