sábado, 10 de novembro de 2012

Metodologia

representantes das escolas Irmã Arcângela e da
 Escola Cantinho saber.


·         Convidar participantes para reunião.
·         Reunir representantes das escolas, fornecer as copias do projeto aos representantes.
·         Visitar ex-agentes, fornecer copia do projeto e colher assinatura dos participantes confirmados.
·         Manter funcionando a oficina de produção de peteca, mantendo estoque e atendendo as encomendas. 
·         Realizar visitas nas escolas participantes, divulgando o projeto com cartaz, panfleto e banner.
·         Realizar calendário do circuito do Mutirão de Peteca Felipe Camarão Herói Nacional.
·         Divulgar na impressa.
·         Manter o blog GEFELIPECAMARAO. BLOGSPORT.COM atualizando diariamente documentando as atividades e dando informações sobre a Historia da Cultura Indígena.
·         Premiar os ganhadores das partidas de peteca, com livros e peças do artesanato indígena.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Metas



·         Realizar oito encontros para a fabricação de petecas e a prática do jogo, como preparação para visitar aos outros colégios.
·          Realizar seis encontros para ensinar a dança do toré.
·         Realizar dez encontros na sala de computadores para leitura e comentários do blog GEFELIPECAMARAO.BLOGSPOT.
COM

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Objetivos Específicos.



·         Divulgar o heroísmo do índio potiguar Dom Antônio Felipe Camarão e a lei 12.701/2012 com as homenagens ao herói índio.
·         Colaborar para elevar a auto-estima dos alunos atendidos, portadores de descendência indígena.
·         Chamar a atenção dos atendidos, para a importância que teve a atuação de Felipe Camarão na Batalha dos Guararapes e o resultado dela para a formação da ideia da Pátria Brasileira.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Objetivos Gerais.



                       
Auxiliar o educando na formação da idéia de individualidade pessoal e sentido de pertinência ao país.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Justificativa.


roda de peteca na praça augusto Severo, no bairro da Ribeira,

O terceiro objetivo geral do Ensino Fundamental trata da identidade individual do educando. Este projeto pretende difundir a existência da lei 12.701/2012 que torna Felipe Camarão um Herói Nacional. Os jogos praticados com comandos dados em idioma guarani, procedidos de danças, breve palestra sobre a peteca e a cultura indígena, são atividades que criam situações que auxiliam ao educando na formação da idéia de identidade individual e sentido de pertinência ao país.
    Por outro lado, contempla o cumprimento da lei federal nº 11.645/08 que abriga o ensino da História e Cultura Indígena nas escolas de todo o país.

domingo, 4 de novembro de 2012

Cuaracy oiké / por do sol

Por do sol na zona norte de Natal

tupi no Norte mu'o

Foto: Ndembo'ehára che temimbo'e!
   Estão acontecendo nas tardes de quinta feira aulas de tupi no Norte Xópim... as aulas ocorrem no estacionamento e conta com quatro participantes que alé se encontram para praticar o uso do nosso idioma sob os olhares atentos e ouvidos curiosos aos dos seguranças do mercado que entabolam conversa a cerca do uso desse idioma como código em substituição dos que eles utilizam cotidianamente na comunicação pelo rádio.

Tapuias de Tapará

   Francisca Bezerra é professora e funcionária do Sindicato dos Funcionário do Município de Macaíba. Está integrada no Movimento Indígena de nosso estado representando o seu grupo que perfaz assim o número de seis participantes algo muito estranho para um estado no qual se acreditada não haver mais população indígena.
   Infelizmente agora é fácil se aproximar e desfrutar dos benefícios que a identidade indígena lhes proporciona, difícil porém é manter firme a retidão de propósitos, não esquecendo os pioneiros que se sacrificaram em nome da causa como é o caso da Padre Fábio Santos, ao qual devemos a nossa participação na I Conferência Nacional para a Promoção da Igualdade Racial, e a que se deve sua demissão do cargo de Coordenador da CODEM de Secretaria de Interior e Justiça e hoje tão carente das verdadeiras amizades uma vez que vem enfrentando problemas com depressão em face dos fatos deflagrados a partir da tal Conferência.
   Estivemos em Macaíba para um rápido contato uma vez que em breve estaremos integrando a equipe da COEPIR da Secretaria de Interior Justiça e Cidadania do Governo do Estado auxiliando o Sr. Eduardo Gomes, o novo Coordenador que nos solicitou emprestado para a Fundação José Augusto. Fomos apresentar as boas vindas ao novo grupo e preparar a agenda de visitas a comunidade.