sexta-feira, 22 de março de 2013

Parentes.

Naldo do Recanto.






 O caboclo Naldo Falcão é do tronco da família cabocla de Caraúbas. A de se pensar que seja os potiguaras, descendentes do caboclo Leandro Bezerra, o fundador de Caraúbas, fundador da fazenda das Caraúbas, construtor da capela de São Sebastião, no século XVIII e do Açude Grande no inicio do século XIX. Mas é a família Falcão, a dona da sesmaria, requerida pelo índio fidalgo, o Tenente General Francisco de Souza Falcão.
   Este caboclo é conhecido por Naldo do Recanto e ocupa o cargo de Secretário de Agricultura do Município de Caraúbas.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Xiurinja.


Glebsom.


   Recebemos há algum tempo, a visita do prof. josé Glebsom Vieira, recém-chegado da Paraíba, para lecionar na UERN em Mossoró e precisava conhecer a bibliografia e informações sobre os indígenas do RN, a guerra do Bárbaros, o período holandês, sesmarias, livros de batismo, casamento, óbtos e etc. Fizemos o que foi possível e ele respondeu à altura, a nossas expectativas.  O professor Glebsom na sua simplicidade, conviveu com os potiguaras da Baia da Traição e agora presta assessoria acadêmica aos grupos tapuias  da cidade do Açu.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Crexe - Yvyrá – Arborum.



Yvyrá pitã/ Pau Brasil.
   Este belo espetáculo é um símbolo nacional: é a flora do Pau-Brasil, árvore que deu o atual nome ao nosso pais. Seus cachos de flores exalam um doce perfume e atraem abelhas as  e besouros que fazem a festa se refastelando no seu abundante pólen, formando irrequieta nuvem de insetos. Mesmo jovens estes pés de Pau-Brasil encantam os passantes com a profusão de cacho de flores.
   Felizmente o nosso pais vem aos poucos tomando consciência de sua importância e abandonado hábitos alienado como arborizar nossas cidades com árvores estrangeiras e agora podemos nos deparar com nossas belas arvores pelas ruas de nossas cidades.


Glossário:
 Yvyrá pitã = madeira vermelha.

terça-feira, 19 de março de 2013

Xiurinja.


Ricardo Cobra.
   Este carioca é um defensor de nossa cultura e componente do IAPHAC, órgão que visa proteger nosso patrimônio artístico e cultural. Um dos seus parceiros é o Mr. Davis, ex-diretor do Curso Cultura Inglesa, um abnegado defensor de nossa fauna e flora. Foi o Ricardo, cujo real sobre nome é Mossanaro, que organizou umas aulas de guarani na Cultura Inglesa em 2008, com absoluto sucesso.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Felipe Camarão,



Escultor Eri Medeiros.
Agora, Herói da Pátria! Brasil!



  Passado o carnaval, antes da Semana Santa, iniciam as aulas nas Escolas Municipais. Retomando nossos trabalhos, levantando informações, sobre os pontos pendentes, de 2012. O retrato do Herói, a cargo de Canindé Soares e Eri Medeiros é uma destas pendenciais. Dessa forma fomos ao gabinete que fez o requerimento dos recursos para produção, o do vereador Franklim Capistrano cujas assistentes prometeram dar busca ao documento resposta ao requerimento.








                                                                                                                                                            


tecnologia

DOMINGO, 10 DE MARÇO DE 2013

CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL TAPUIAS PAIACUS DA LAGOA DO APODI.


               As fotos abaixo foram tiradas em ocasião de uma pesquisa no Sitio São Francisco, às margens do Rio Apodi, no dia 04/03/2013, realizada por Lucia Tavares e o Sr. Tacílio Pereira Torres. Convém ressaltar que a pesquisa citada teve contribuições do Sr. Bráulio Ribeiro- empresário da ÁGUA MINERAL e alguns amigos que já se disponibilizaram a contribuir com o referido Centro.
                                        Naquela belíssima noite de 04 de Março, tivemos uma longa conversa com a Senhora Luzia Alves da Silva- descendente dos Tapuias Paiins, proprietária do local visitado.
                                        A senhora Luzia Alves nos contou que é Bisneta de Cicero Alves Maia, que morreu com 102 Anos. É neta de Raimundo Alves Maia que faleceu aos 84 anos e filha de Antônio Alves da Silva- ainda vivo, e que tem 86 anos. Confesso, que eu, Lucia Tavares fiquei deveras emocionada ao longo de toda aquela conversa. E pensei: ” Nós temos uma história  viva, e pouco, ou quase nada, foi feito para resgatar e preservar a história, da  qual, nossos Tapuias foram protagonistas.”

Pesquisadora Lúcia Tavares
Pesquisadores: Lúcia Tavares e Tacílio Torres
À esquerda- Lucia Tavares e À direita, Luzia Alves da Silva- 
descendente dos Tapuias Paiins da Nação Tarairiu.

Lucia Tavares, ao perceber ações de vandalismo, 
conversou com os donos do local e pediu autorização para marcar  o mesmo.
Local marcado para futuras pesquisas
Depois de um cansativo dia de trabalho, um merecido descanso,
 um sono embalado pelo canto das aves noturnas e o cricrilar dos grilos.
Sepulturas indígenas dos Indios Tapuias Paiins, de estilo totalmente primitivo.
(Local  íngreme. Porém, mesmo assim, constatamos ações de vândalos que tentaram danificar o local)
Sepulturas indígenas dos Indios Tapuias Paiins, de estilo totalmente primitivo.
 Ruinas de uma casa primitiva
 Segundo Luzia, os Painéis, trabalhados em baixo relevo ali existentes, foram obra dos seus antepassados- os Tapuias Paiins, da Nação Tarairiú.
Veja as fotos:
Percebem-se pinturas indígenas dos Paiins, mas,
 infelizmente, ações de vandalismo.
Nessa foto, além do trabalho em baixo relevo, feito pelos indígenas, 
percebe-se claramente a ação de vandalismo- o que não deve acontecer,
 pois o local tem dono- como já foi mencionado.
Artefatos neolíticos fabricados pelos Tapuias Paiins,
 encontrados na pesquisa do dia 04 de Março de 2013.
                        Nossos agradecimentos a Senhora Luzia Alves da Silva e seu esposo Francisco Pinheiro de Morais, por sua hospitalidade e informações prestadas.             
Observação: Para desenvolver esse tipo de trabalho- resgate da história de um povo- nosso povo, cujo sangue, corre em nossas veias, ainda não temos contado com o apoio do poder público. Somos uma sociedade Organizada, que pretende também contribuir para o resgate, preservação da história e cultura dos nossos antepassados.
                        - Cada peça, cada objeto encontrado, cujos mesmos pertenceram aos nossos Tapuias, parece clamar e dizer: “Ei, estivemos aqui, fizemos história, contra fatos, não há argumentos, tentaram nos dizimar - e o fizeram de certa forma, mas, nossos descendentes estão aí. Nossa história não morreu.”

Assina: Lucia Maria Tavares.