sábado, 20 de outubro de 2012

Flagrantes da Cultura Indígena.



Higiene pessoal.
    Os cronistas europeus que nos visitaram nos séculos XVI e XVII são unanimes em afirmar o extremo cuidado com a higiene pessoal, que a nação tupi e jê, tinha. Ao contrário do português (segundo o senso comum), os indígenas apreciam grandemente os banhos de rios e lagoas. A limpeza dos dentes era feita varias vezes ao dia, usando para isso, as folhas de uma árvore, a qual produz farta espuma ao ser mascada. A raspa da casca desta árvore que se chama juazeiros é usada para lavar os cabelos e curar perebas no casco da cabeça.

    Numa iniciativa paraibana, o juá foi aproveitado por uma fábrica de produtos de limpeza,  que fabrica um creme dental no qual inclui o principio ativo desta planta. Um gesto ufanista, mas necessário para “auxiliar na formação da ideia de identidade e bla bla blá.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ceara-Mirim



Cida Bueno e Aucides Sales na Escola Adele
de Oliveira.
Peteca em Ceara-Mirim.

    Estuda na Escola Estadual Adele de Oliveira, em Ceara Mirim, uma garota da nação xucuru a recebeu neste dia 18, a visita do Centro de Estudos Indígenas de Igapó e alunos da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes. A comitiva visa iniciar um intercâmbio entre escolas de Natal, Ceara-Mirim e São Gonçalo para formação de grupos de estudos indígenas, a partir da prática do jogo da peteca.
   O que une as três cidades, é a história de Felipe Camarão que nasceu em Ceara-Mirim viveu em Natal e São Gonçalo já se chamou Felipe Camarão.
    Infelizmente por ser dia de prova as aulas se encerraram mais cedo e a comitiva não encontrou mais as a ocripe (garota) na escola.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Graxia / Yrybu/ Urubu.

Yrybu fazendo o que a prefeita bispa não faz.

    Tido como mau-agourento por ser um pássaro carniceiro, o urubu é conhecido em quase em toda a América. Na Guerra da Secessão, os jornais publicavam desenhos das tropas seguidas por nuvens de urubus. O fato ocorria realmente motivado pela quantidade imensa de mortos produzidos pelas armas de repetição.
    No Nordeste, durante as secas, sobrevoa os currais a espreita das rezes magras, liderados pelo urubu rei que difere dos outros pela sua cabeça vermelha e pescoço branco. É ele que rasga a “tripa gaiteira” mode os outros entrarem e comer o bicho por dentro.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Agente Jovem



Betinho.
    Este curumim aqui é um dos caboclos do grupo BDC    (Bonde dos Considerados) formado por alunos e ex-alunos do E.M. Irmã Arcângela, além de elementos da comunidade. Os garotos organizam bailes onde apresentam também suas composições musicais.
    Paulo Roberto concluiu o Ensino Fundamental na E.M. Irmã Arcângela, cursando agora o 1º ano do Ensino Médio, na E.E. Aniso  Teixeira. Seu pai o Roberto Costela, é do movimento Sindical.

domingo, 14 de outubro de 2012

pro PROJETO jeto

um novo projeto não deixa a peteca cair
    Com a criação neste ano da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes, desenvolvemos projetos de atividades com os alunos da referida classe como metodologia pedagógica adotada, escolhidas entre as opções apontadas. O projeto que está em curso consiste em uma série de palestras e simpósios sobre Felipe Camarão em função da lei que se presumia ser assinada, como o foi, em agosto desse mês, mandando inscrever o seu nome no Livro dos Heróis da Pátria. Ele foi gestado a partir de 2010 quando a Escola Municipal Irmã Acângela foi especialmente convidada para participar das homenagens que a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada fez ai seu patrono defronte ao palácio do governo municipal, pelo motivo de ter aquela escola iniciado atividades lúdicas e cívicas em homenagem ao agora Herói Nacional.
Jogo de peteca na Escola Conceição Marques, no Rio dos Índios,
Ceara Mirim.
  O novo projeto consiste na produção e difusão da peteca e do jogo da peteca na área de transcurso de Felipe Camarão, como forma de divulgação do novo título dado ao nosso herói, principalmente junto ao público estudantil.