sábado, 27 de abril de 2013

Marcha do Sagi.


Os potiguares de Sagi realizaram neste dia 26 de abril uma marcha pelo Centro de Natal denunciando ao povo a decisão da juíza de Canguaretama que seu ganho de causa a empresa imobiliária Bezerra Imóveis na contenta pela posse da terra ocupada por eles a mais de um século na praia de Sagi. A manifestação conta com o apoio de varias entidades sociais e as macha se iniciou na Praça Cívica indo na direção do Centro.
  A macha que estava programada para o Dia do Índio só ocorreu nessa sexta feira pois não havia recursos suficiente para o deslocamento do pessoal das comunidades de Natal e foi aproveitado a reunião da APOINE que foi por isso deslocada de Canguaretama, onde aconteceria, para a capital.
   A APOINE é uma associação dos índios do Nordeste e de Minas Gerais, e a reunião tinha na pauta a eleição da coordenadora estadual que na qual foi mantida, Taise Campos  e a subcoordenação ficou com Francisca Tapará, contrariando a expectativa da inclusão de Jefersom Catú.
Foto: reunião no IBGE a convite da instituição
Durante a marcha os manifestantes foram recebidos no IBGE onde apresentaram queixas quanto a contagem dos indígenas durante este último censo que apresenta números incompatíveis com a realidade.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Goiamum je’y


  Este crustáceo é de fato aparecido pela nossa gente cabocla, no encontro do Conjunto Santa Catarina com o Conjunto Panatis III, próximo ao Fórum, um “boim” vende “guaiamum cevado”, ou seja, capturado e mantido em cativeiro, engordado com bagaço do coco e outras rações. 
  O nosso mangue, ou igapó, onde são pegos estes goiamuns, tem em sua fauna, um razoável número de espécies de crustáceos. Os mais conhecidos são, além dos já citados, o caranguejo ussá, o cirí de mangue, o cirí mole e o cirí de crôa. Tem o aratu, Maria Farinha e Chama-Maré ou cirí Patola, camarão, pitu e tatuí.
Glossário:
Cirí: jato, esguincho.
Tatuí = tatu pequeno.
Guaiá = caranguejo.
Guaiamum = caranguejo preto.
Igapó = mão d'água.
Boím = pequeno comércio, bodeguinha.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Krexe/ yvyra/ arborum.

Caraúbas em Natal.
   No calçadão da Rua João Pessoa no Centro da Cidade, temos esta fileira de caraúbas, ainda muito jovens. Esta arvore também chamada de caraibeira, é usada na sua infância e juventude, para decoração.
 Seu lento crescimento a confunde com planta de jardim, porém é uma arvore de porte magnífica, madeira de lei linheira. Bota cacho de delicadas flores aromáticas, de um amarelo de Cadmo.
   A garotada da cidade de Caraúbas se divertia estourando os botões tirando destes cachos na testa, fazendo soar sonoros pipocos.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Igualdade Racial.

Tapuias do Catu, Tapará e Apodi, no COEPIR

Infelizmente não ocorreu como estava anunciada a terceira reunião preparatória para as conferencias municipais e estaduais das Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Secretaria Especial para estes fins, órgão do Gabinete da Presidência. Muitos integrantes do Movimento Negro ficaram indignados e lavraram uma ata sobre o ocorrido, posto que, não foram avisados do seu cancelamento. O coordenador apresentou seu pedido de desculpas uma vez que a determinação do gabinete para suspender as reuniões preparatórias, só chegou na sexta a tarde e dessa forma é quase impraticável contactar  os 60 participantes nesse mínimo espaço de tempo.
   Por outro lado o movimento indígena se beneficiou dos dois fatores, por estarem presente quase
todos os representantes das Comunidades Indígenas do RN, foram convidados pelos funcionários para se reunirem com o Coordenador do COEPIR e assim receberam uma cópia de um projeto que traz recursos para a suas comunidades para que retornando no próximo no dia 30 depois de todos estudarem o dito cujo e poderem discutir a viabilidade de participação.

domingo, 21 de abril de 2013

CONVITE.

A senhora Lucia Maria Tavares, presidente do CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL TAPUIAS PAIACUS DA LAGOA DO APODI, tem a honra de convidar todos os segmentos sociais de Apodi, para comparecerem à III Exposição de Peças Líticas dos indígenas apodienses, nossos primeiros habitantes- os Tapuias Paiacus que acontecerá no âmbito da CASA DE CULTURA POPULAR HISTORIADOR VALTER DE BRITO GUERRA, nesta Sexta-feira, 19 de Abril- Dia do índio, das 8 ás 17 horas. Lucia Tavares ainda pede o apoio da população no sentido de doações de livros que abordem a História, a Cultura e Arte indígena Brasileira, principalmente dos índios do RN. Os livros irão compor o Acervo Bibliográfico do CHCTPLA. Informa ainda que as doações poderão ser feitas no local da exposição.

Veja abaixo a PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ- das 8:00 às 11:00 horas.

-Abertura.
-Composição da Mesa.
-Hino de Apodi.
-Apresentação de uma dança indígena por um grupo de alunos do 6º Ano -B, da ESCOLA FERREIRA PINTO.
-Ministração de uma palestras pelo Sr. Marcos Pinto Pinto, abordando o Tema: “O RESGATE DA HISTÓRIA-CULTURA DOS TAPUIAS PAIACUS DO APODI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GERAÇÃO PRESENTE E FUTURA DO NOSSO POVO.”
-Exibição de um filme infantil- A PEQUENA ÁRVORE.
-Encerramento.

TARDE-das 14:00 às 17:00 horas.

-Apresentação de uma Dança Indígena por outro grupo de alunos do 6º Ano- B, da ESCOLA FERREIRA PINTO.
-Ministração de uma palestras pelo Sr. Marcos Pinto Pinto, abordando o Tema: “O RESGATE DA HISTÓRIA-CULTURA DOS TAPUIAS PAIACUS DO APODI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GERAÇÃO PRESENTE E FUTURA DO NOSSO POVO.”
-Oportunidade para os Professores Osório e Gildevan Holanda.
-Exibição de um filme infantil- A PEQUENA ÁRVORE.
-Encerramento.

Observações:
-As pessoas serão recepcionadas por um grupo de alunos Flautistas da ESCOLA FERREIRA PINTO.
-Ainda serão exibidos pequenos documentários sobre algumas pesquisas realizadas pelo CHCTPLA.

Agradece, a Srª Lucia Tavares- Presidente do CHCTPLA.