quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aldeia Trabana Resiste.

Manoelzinho, no meio das duas cunhãs.
   Dos potiguares da Praia de Sagi, la estava o tuixá Manoelzinho Potiguara atento, a procura de informação do andamento do litígio jurídico no qual está envolvidos as terras que  seu povo ocupa a mais de 3.500 anos, havendo a atual ocupação, mais de 100, fato provado pelo cemitério onde se encontram cruzes com datas das primeiras décadas do século XX.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Museu Luiza Cantofa.

Lúcia e um paiacú em Portalegre.
   Presente no Seminário de Direitos Indígenas a Nha Lucia Tavares, vinda de Apodi representados os Paiacus. Ela entre as dificuldades, ideias e textos históricos e narrativas. Lúcia informou sobre o Museu Luiza Cantofa que deseja tornar real, através da ATPLA, para expor o acervo que está recolhendo na sua região. Isso é com certeza, uma necessidade da Educação em nosso estado, pois carece de pontos de memórias que se refiram ao povos primitivos, senhores natos do Continente Americano.
 

Luiz Catú o Nhe’e catuva.

Esta palavra tupi refere se à pessoa que fala bastante, com desenvoltura, que é o contrário do cunhambébe, que quer dizer, “gago”. Luiz Catu, um dos tuixas do Catú de Cima é um desses faladores que não fica com “nhenhenhe”, indo direto as questões, de forma elegante e em algumas vezes, teatral, arrancando em algumas ocasiões, calorosos aplausos da plateia, levando alguns “parentes” marejar os olhos, ouvindo seus discursos soma-se a isso  sua esmerada pintura e “acangatar”. Teho tenondê, che irú!

Intercâmbio PB/RN indígena.


   ‘Nha” Iolanda, é uma das potiguares presentes na Semana de Direitos Indígenas. No ritual de trocas de “jopoi” oferta nas duas petecas e distribuímos panfletos sobre Felipe Camarão no Herói da Pátria, o que causou interesse da Nha Iolanda, tanto pela petecas promocional que fabricamos como pelas leis que conseguimos aprovar tornando-o herói nas três esferas administrativas,  Herói Publico Municipal, Herói Estadual e Herói da Pátria.
   Esta senhora moradora da aldeia do forte, nos propôs iniciar um intercâmbio com nosso grupo do estado.
Glossário
Nha=senhora, senhor.
jopói=presente.
 

Potiguares da Paraiba no Rio Grande do Norte.

Alcides Sales ladeado Iolanda da aldeia do Forte Lucia de Apodi e um caboclo
da Sagi.
   No seminário de Direitos Indígenas recém ocorrido em nosso estado, esteve presente uma delegação de potiguares das aldeias Acajutybiró e Forte, capitaneados pelo filho do legendário Tuxá Santana, o advogado Marcos Santana, que já dirigiu o posto da FUNAI, da terra indígena Baia da Traição, ocasião na qual o  professor Eduardo Navarro, da USP,  veio morar alguns nesses com os potiguares, formando neste período 16 professores do idioma tupi nas escolas da T.I.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Seminário sobre o direito indígena.


Aconteceu nos  dia 9 e 10 deste mês na sede do IBAMA, na Avenida Alexandrina de Alencar, reunindo representantes de seis comunidades indígenas do Rio Grande do Norte para ouvir de autoridades tais como o Procurador Geral da FUNAI o Sr. Flavio Azevedo esclarecimento sobre os direitos indígenas e o sobre o andamento de alguns processos . Estavam presentes representantes do potiguaras da Paraiba. O evento é realizado pelo MOTYRU, entidade formada por estudantes da UFRN, e pela FUNAI.