sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ex - Alunos Brilhante


Josa.
    Josemar era o galã da comédia “Lampião Comendo Papa”, montado na E. M. Irmã Arcângela, em 1992, estreando no dia que o Papa João Paulo II veio a Natal. O espetáculo aconteceu no jardim da Fundação Hélio Galvão, com a presença de Dona Enedina Ferreira, filha de Lampião.
  O texto foi apresentado em vários locais, nas ruas, praças e comunidades rurais além do Teatro Alberto Maranhão onde a comédia foi encenada por duas vezes, uma delas, fazendo a prévia do humorista Espanta Jesus, no espetáculo “Espanta na Intimidade e Lampião Comendo Papa”.
   Josa é um bom comediante e arrancava gargalhadas da platéia com seus trajetos cômicos e respostas improvisadas para piadas da platéia. O mais impressionante no seu poder criativo, é que o final no espetáculo (Lampião Comendo) nunca ocorreu igual aos anteriores. Atualmente anda metido com comércio de queijos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Xiurinja


Gustavo Luz.
    Em nossa pesquisa de campo sobre os índios do nosso estado iniciada em 1980, depois de conhecer a Baia da Traição, precisava ver o roteiro dos Paiacús do Apodi, deslocados pelo governo português em 1762 para Portalegre, onde aconteceu a revolta dos paiacús em 1825. Foi justamente Gustavo Luz que nos deu total apoio para a pesquisa realizada em Apodi. Camarada honesto, tranquilo e de larga visão empresarial, visto que na época, iniciava a lides com a sua coletora “Queima Bruxa”, nas dependências da gráfica de seus parentes, em Mossoró. Hoje a Editora Queima Bruxa se mantém viva, com seu próprio parque industrial.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Galeria tapuia.


Caju.

   Esta tapuia “carapê” é a dona deste “naro” inusitado: Caju. Dona de “semeiam-te” cabeleira, é atriz. Oriunda do Seridó, da cidade de Caicó, está sempre de bom humor e bem acompanhada. Integra o elenco do “Orfeu” recentemente encenado na Fortaleza dos Reis Magos.


glossário
carapê (tupi) = baixinha.
naro = nome.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

temimbo'ecoê verá

Locha

    Conheci Paulo Sérgio de Góis no início da década de oitenta. Devia ter dez anos...cruzava a praça de Santo Antonio dos Barreiros quando ele cruzou na minha frente dizendo que fazia poesias e eu pedi pra ver e logo lá estava ele na aula de tupi, na Sociedade Literária Santo Antonio do Potengi. Depois frequentava as aulas de desenho e gravuras na Oficina Rossine Perez da Fundação José Augusto. Participou do Circuito Suburbano, movimento artístico da década de oitenta do qual participaram Venâncio Pinheiro, Cleudo Bambeloucos, Leo Ventura, Eri Furtado, Nelsom Coelho, Charles Alves, João Marcelino, Carlos Sergio Borges, Aluisio Matias, Doriam Lima, Chico Seridó e mais outras figuras.
    Locha, como era conhecido em São Gonçalo passou a animar o universo cultural de sua cidade e ingressa na publicidade e depois passa a assessorar figurões na Direção da CAERN  e depois na FUNASA e depois e depois etc...


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

parentes

Francisca Bezerra
   Esta é uma tapuia do povo trarairu que habita a lagoa de Tapara, na divisa entre Macaíba e São Gonçalo. Ela é graduada e ensina numa escola municipal em Macaiba sendo em das precripó da comunidade havendo participado de dois eventos representado nosso povo, na Bahia e em Açu.