sábado, 1 de setembro de 2012

Ketssi/Pindo/Palmarum



A Carnaubeira.

   A etimologia da palavra “carnaubeira” é muito confusa. Somos propensos a classificar como de raiz tapuia, pela a ocorrência dos encontros consonantais inexistentes no idioma Tupi.
   É uma palmeira outrora de grande valor econômico, produzido cera para indústria fonográfica além de ser usada na fabricação de velas. Inicia em nosso estado a Floresta das Palmeiras a qual se entende até o Maranhão, variando a predominância das espécies de palmeira, sendo que aqui e no Ceara, a predominância é carnaubeira.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Perrengue/ombera/companheiro.



Felipe Tataí Foguinho.

   É um entusiasta da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes, da Escola Irmã Arcângela porém as Coordenadoras Pedagógicas reclamam de será indisciplinada, embora reconheçam que já esta chamado palavrão  pela metade, em honra ao professor.
   Apesar de ser péssimo nos seus estudos da língua inglesa obrigatório, é um ás, no estudo do tupi. Temperalmente e cheio de dúvidas é mbotavy japúva. No toré, sabe todos os pontos que canta vigor, dançando com graciosa cadência e um dos mais assíduos e presente em todas as ações externas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cigano caboclo

    Min prá Enildo Soares esteve nos visitando no Centro de Estudos Pesquisas Juvenal Lamartine. O seu rancho fica em Paulista, cidade próxima a Recife sendo sua tribo formada de cerca de cem ciganos. Enildo é pesquisador e veio saber do edital para publicação que se encontra aberto aqui na Fundação José Augusto.

Guahenva, Chegado



Gersom Rastinha.

   Capoeirista do grupo do Valtinho, esta estudando guarani com seu iru, na área de lazer do conjunto Panatis, nas quintas-feiras de 5 horas, orientados pelo professor Aucides Sales.
   Bruno Fernandes, Gersom iru, está em Apodi em missão diplomática junto ao Centro Cultural Tapuia Paiaçú, cuja morubichá é Lucia Tavares.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Xiurinja Tunga.


Chico Alves observando as peças líticas encontradas em Apodi
e que estão no Centro Cultural dos Tapuias Paiacus.

Ryke’y

Francisco Alves Sobrinho.

   Guerreiro canhoto calejado. O destino  cruzou nossos caminhos como fez com o do Tio Francisco Sales que o acolheu em tempos idos na REN (Rádio Educadora de Natal), atual Rádio Club, antes Rádio Poti nos idos de 50. Foi Chico Alves que editou a 1º revista Maturí, em 1974.
   O xiurinja Aderildo Rodrigues anda com ele pelo bairro do Guarapes, em um projeto financiada pela UNESCO.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

GAC vai a sepultura do Patrono J. Albuquerque Maranhão

O motorista, o professor, o sub-tenente e o morador.
    o Sub-Oficial Rafael um motorista e um fotógrafo foram com o professor Aucides Sales fotografar a lápide tumular de Jerônimo de Albuquerque Maranhão e averiguar o seu estado de conservação. Infelizmente, segundo informações de um morador da fazendo Cunhaú, uma mistura de água e vassouradas, como foi de fato comprovado "in loco", danificaram a inscrição da lápide, outrora legível, informando a data de sepultamento do Herói Público de Natal, como também o é, Felipe Camarão.

Parentes/ Ex-Aluno



Assunção, último ao lado esquerdo, um índio capoerista.

Assunção Macuxi.

     Conhecemos este paraguaio na década de 90, foi estudar desenho, na Fundação José Augusto. Aprendeu o jogo de capoeira com nosso Mestre Índio. Mora hoje com seus dois irmãos em Ceara-Mirim na localidade de Lagoa Grande. Seu pai apesar de ser do povo Macuxi, era professor de idioma guarani nas escolas publicas do Paraguai.