sábado, 2 de novembro de 2013

Peteca em Extremoz

Wendel, o  primeiro, acenando.
  
   Componentes do Grupo de Estudos Indígenas  do Igapó e Ocarausupitã estiveram na Lagoa de Extremoz, tramando a instalação de uma roda de peteca, naquele município que outrora foi Missão de São Miguel do Guajiru, confiada à ordem dos Padres Jesuítas. Wendel Rodrigues é o articulador, sendo Wendel, elemento do Ocaraussupitã que lá reside.
   O grupo chegou no trem das 9:30 e foi recebido por Diego Guajiru que nos levou a margem da lagoa Frequentada pela rapaziada do Conjunto Estrela do Mar. Fomos apresentados aos moços e mostramos um pouco do jogo da peteca além de ser ministrada mais um lição do idioma guarani.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Flagrante da Cultura indígena.


  
o Guaiamúm
 
 
 
Guaiá e a tradução de caranguejo para o idioma tupi. O guaiamúm é uma variação que tem o casco escuro,
que é a espécie mais apreciada. Aqui temos as “cordas” de guaiamu expostas à venda na feira do Alecrim, da forma tradicional, ensarilhadas. Como se vê, nossa cultura indígena, resiste ao longo do tempo.

Peteca Passe Livre.

   Como já havíamos comentado, a peteca é esporte dos democratas que trabalham pelo passe livre. Esta foto é a prova cabal da afirmação.Passando de frente a Câmara Municipal, lá estavam os inimigos do Presidente Protestante Alberto Hitlersom, não deixando a peteca cair. Então fizemos uma doação de duas das nossas petecas a estes “caria’y” heróis da democracia que não escolheram o basquetebol, como esporte oficial, mas o jogo fraterno da peteca, onde governa a igualdade, pois não produz campeão, mas sim a união.
Glossário:
Caria’y = rapaz.

domingo, 27 de outubro de 2013

Fazendo Peteca.


   As reuniões do Grupo Ocaraussu pita estão agora acontecendo no Bar Destrilhados, na Rua Frei Miguelinho, na Ribeira, tendo uma novidade: a fabricação de peteca para atender a demanda das rodas de petecas que vão se formando pela nossa cidade, além das encomendas que vão sendo feitas.
   As reuniões continuaram sendo nas sexta-feira, a parti das quatro da tarde.

Mova Brasil/ Indígena.

Monitores de Rio dos Índios, em Ceara Mirim. Caboclos em Açu,
Tapará, em Macaíba e os ciganos de Apodi.
   Dia 23 de outubro aconteceu em Angicos um encontro  de professores e alunos do Projeto Mova Brasil que é financiado pela Petrobras. No projeto haviam três turmas indígenas: a de Rio dos Índio
s em Ceará-mirim, a da comunidades do Caboclos, da cidade de Açú e a da Lagoa de Tapará, sendo esta ultima, desistente e dessa forma não participaram do encontro.

   O grupo de Estudos Indígenas de Igapó e a Fundação José Augusto é parceiro da turma do Rio dos Índios estando portanto presente no encontro ministrando uma oficina de cultura Indígena.