sábado, 20 de abril de 2013

dia do índio em Natal


Tayse Campos informa

Flagrante do Encontro de Jovens Indígenas do RN, ocasião na qual
foi firmado o presente intercâmbio.








   Alcides o intercambio está previsto para de junho (o 1º intercambio), 20 jovens aqui do RN ir para a Baía da Traição, lá vão visitar uma aldeia e terá um oficina com pauta: organização e participação social q será coordenada pela organização dos jovens indigenas potiguara da pb- OJIP, depois desse intercambio a OJIP vai tirar uma data para vir jovens da PB pra cá e aí veremos a programação aqui no estado.

Lúcia do Apodi.

Quatro tapuias, Vanda Soares do Catu, Francisca Bezerra do
Tapará, Lucia Tavares do Apodi e Talia, do Bico Torto.

     Representando o Centro Cultural dos Tapuias Paiacus do Apodi, na terceira reunião da comissão que prepara as conferências que haverá em todo País, pela Promoção das Políticas Publicas para a Promoção da Igualdade Racial vivi a Natal, a estreante no movimento indígena: a tapuia paiacus, Lúcia Tavares. Ela  trouxe uma representante dos tapuias do bairro Bico Torto em Apodi na qual, entrevistamos alguns caboclos da família dos Praiera, em 1984 acompanhado pelo editor Gustavo Luz, proprietário da Queima-Bucha, editora mossoroense.
   A reunião aconteceu na  Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania, localizada no Centro Administrativo em Lagoa N
ova.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Debate sobre questão indígena em João Câmara


  














  Fomos convidados pelo Prof. Flávio para debater sobre a questão indígena: Martinho, Helder (Caicó), eu, e Tayse participou da uma roda de conversas. Houve a presentação do Toré. Eu falei que o Toré iria trazer chuva e não é que assim que acabou caiu o maior toró. O Toré trouxe o Toró.rsrsrs
 (texto de Jussara Galhardo)

Ketse/ca’a/flora.


Bredo Fedegoso.
   



Este tipo de matinho, o bredo é comestível por humanos e animais, como a Berdoégua. O Fedegoso por ter belas flores cor de rosa, é também cultivada em canteiros de jardins. Os mais antigos o colhiam para tempero da panela do feijão, além de utilizar esta planta como remédio para anemia. Ele cresce nos campos durante os primeiros meses do ano.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Felipe Camarão no Marista 1.


   A lei 11.645/08 torna obrigatório o ensino da Historia e da Cultura Indígena e dita lei, já recebeu sua regulamentação, estando portanto pronta para ser aplicada. O terceiro objetivo geral do ensino fundamental trata da identidade. A lei 12.701/12 torna Felipe Camarão Herói da Pátria brasileira. Apesar de todo esse aparato legal, pelas informações que tenho colhido, raríssimas escolas públicas tem aberto espaço para o índio nos seus conteúdos. Entretanto algumas escolas particulares têm dedicado áreas de suas programações para o tema. Em especial o colégio Marista que botou Felipe Camarão Herói da Pátria Brasileira na sua programação para a 3ª serie no Ensino Fundamental, levando ao colégio elemento de nossos grupos de Estudos Indígenas para desenvolver atividades com estes alunos durante a Semana do Índio. O grande “frissom” da gurizada foram as oficinas de peteca que os levou a delírios de euforias.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

“Quem não tem o que fazer vai ser professor”.


Alunos da Escola Irmã Arcângela batalhando por
Felipe Canarão.
Esta frase infeliz e de um ex-presidente não parece estar longe da realidade. Estando no Instituto federal participando de um encontro pedagógico, vi que a pauta apontava para as revisões dos conteúdos já visto durante a graduação, havendo uma “lauverture”   para intervenção no ponto “aula exitosa” me escrevi e a discorri sobre a lei 12701/12 que torna o índio Felipe Camarão um Herói da Pátria a qual nasceu na nossa escola e a seguir interrogeuimos  aos presentes sobre o texto do 3º objetivo Geral do Ensino Fundamental  recebendo dos presentes inclinando a palestrante calado por resposta. Lamentei que todos os presentes ignorarem o 3º objetivo, pois 1º e o 2º se referia a ler, escrever e cantar, sendo o trato na IDENTIDADE.
Professor reunidos, na semana do índio, falando em vigasti...
E difícil atingir um objetivo que se desconhece.

terça-feira, 16 de abril de 2013

programação da semana do índio

Diego Acanguaçu jogando peteca no Rio dos Índios no dia
índio de 2012.
   Recebemos informações sobre a programação da semana do índio desta ano, aliás que já começou com palestras proferida e uma oficina do jogo da peteca no Colégio Marista pelo Grupo de Estudos Indígenas de Igapó e o Ocarusúpitã que estarão ainda nesta semana com a mesma atividade na Casa da Ribeira e no Espaço Cultural Rui Pereira e extrapolando a Semana, estarão no Museu do Vaqueiro em São José de Mipibu ministrando uma oficina de petecas.
   Nas comunidades haverão recepção para os visitantes e uma Mesa Redonda em João Câmara na sexta feira.