sábado, 6 de abril de 2013

Xiurinja


Marcos Lopes.
Marcos de chapéu branco ao lado do caboclo
 percussionista que o acompanha
   Este caraubense gosta tanto de forró, que toca sanfona, tem uma casa de baile e espetáculo, um parque de vaquejada e um museu cujo tema é o vaqueiro. Marcos atende a garotada oferecendo cursos, principalmente de musicas, sendo o instrumento mais usado, a sanfona. Dessa forma esta na programação do mês de abril, uma oficina de peteca que acreditamos que vai acontecer no dia 23, ministrada pelo Professor Alcides Sales e um auxiliar.

Movimento indígena em expansão.


Centro Cultural dos Tapuias Paiacus do Apodi
A Tapuia Lúcia Tavares segue em curso com a seu propósito de dar vida jurídica ao centro cultural e para isso já arranjou alguns aliados. O professor Raimundo Torres, Sr. Antonio Praxedes Filho e o Sr. Marcos Pinto são alguns dos cavaleiros apodienses que se põem de paladinos, prestando a ajuda que cada um pode dar.
   A exiguidade de recursos é um ponto que conta contra o andamento do registro do centro. A ideia de Lúcia Tavares tem mexido com a elite pensante de Apodi e muita coisa tem aparecido para a nossa surpresa.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cantofa e Jandi. No DVD de Dudé.


  O caboclo Dudé Viana, prepara o primeiro DVD de sua carreira musical e nele figura “O Romance de Cantofa e Jandi” de Aucides Sales, faz parte do repertorio. As imagens foram feitas em Apodí e contou com o apoio da ONG da tapuia Lúcia Tavares, que colaborou com o guarda-roupa além de participar da filmagem. Os seres sublimes da elite pensante do Apodí, aos poucos vai se chegando para a nação, afirmando as suas raízes, sem esquecer a nativa, das bisavós caboclas pegadoas a casco de cavalo... Mas que nunca se deixaram dobras e ainda hoje, permanecem altivas, como são as valentes mulheres do nosso estado.
   Dessa forma, o caraubense Dudé, foi muito bem acolhido pelos humanistas apodiense que lhe trouxeram o apoio material para a realização das filmagens. Durante o período dos trabalhos,  em Apodí, “O Romance de Cantofa e Jandí” do caboclo Aucides Sales, na voz de Dudé Viana, foi a música mais tocada nos rádios locais. Afinal o Romance tem seu inicio na Missão dos jesuítas de São João do Apodí, em 1761.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Presente Tapuio.


 O Centro de Estudos Indígena Tavarovy tem mantido intercâmbio com o Centro Cultual dos Tapuios Paiacus, e  Lúcia Tavares, diretora do Centro dos Tapuios nos mandou algumas camisas decoradas com a temática indígena, fabricada na UTI da Roupa, lá na cidade de Apodí.
  Indo a Apodí não deixe de visitar o Centro Cultural dos Tapuios Paiacus  onde poderá obter informações sobre a historia dos povos indígenas desta região. As informações é com Lúcia Tavares, pelo telefone 91310032.tapuios

terça-feira, 2 de abril de 2013

Conferencia da Igualdade Racial.


As tapuias da Lagoa de Tapará na fronteira de Macaiba com São Gonçalo, participam das reunião.
    Neste dia 26 de março a tarde aconteceu a segunda reunião preparatória das conferencia para a Promoção das Políticas Publicas de Igualdade Racial, na Secretaria de Interior  Justiça e Cidadania, organizada pela Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias. É já a segunda reunião que acontece e essa será a 3ª CONAPIR. A primeira aconteceu em 2005 quando esteve a frete do Padre Fábio Santos. Infelizmente na primeira conferencia Nacional apenas um índio e o cigano poderiam participar fato que também se repetiu.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Intercambio com a baia da traição.



   Taíse, do Amarelão informa que um dos resultados do Encontro de Jovens Indígenas, ocorrida em João Câmara no final do ano passado, foi acerto para instalação de intercâmbio com a juventude potiguara da Terra Indígena da Baia da Traição. O fato se deu devido à presença de representantes dos jovens potiguares em João Câmara.

   Felizmente se inicia assim a conexão dos povos indígenas dos estados da Paraíba e RN, iniciada em 2002 quando pela primeira vez representantes da comunidade do Catu foram levados pelo Centro de Estudos Indígenas do Igapó, para participar das comemorações do Dia do Índio, na aldeia de Acajutybiró.