sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia do Índio no Rio dos Índios - Programação

Detalhe da foto: Celebração ao Dia de Felipe Camarão na Poty Livros (arquivo)


O dia 19 de abril, no qual se lembra o Dia do Índio, terá programação durante manhã e tarde na localidade de Rio dos Índios, que fica em Ceará-Mirim, a 36 km de Natal. Todos os eventos alusivos ao Dia do Índio ocorrerão na Escola Municipal Conceição Marques. Essa atividade faz parte de um  projeto mais amplo, chamado "Dia do Índio - no Rio dos Índios", que contou com ações anteriores e deverá manter outras atividades a posteriori. Sempre relacionadas à cultura e turismo, com enfoque na tradição indígena e na existência de remanescentes indígenas. O projeto visa instalar uma trilha indígena, com focos no turismo, meio rural e famílias, através da Emater, a exemplo da trilha que já existe no Catu, em Canguaretama.

MANHÃ
9h às 11h: Jogos, brincaceiras e contação de estórias;

TARDE
14h: Apresentação do Grupo Os Caboclinhos do Ceará-Mirim, e palestras sobre as temáticas: Identidade indígena e Felipe Camarão, com o professor Alcides Sales; Cultura Índígena e Sanidade Mental, com o médico psiquiatra, Epitácio Andrade; e ainda Turismo Rural, com a técnica da Emater, Sônia Paiva.

Nas comemoraçãos alusivas ao Dia do Índio, promovida pelo Grupo de Estudos Felipe Camarão, está prevista a participação da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada de Natal, cujo patrono é o "Herói Municipal e Estadual" Felipe Camarão, bravo índio, símbolo da resistência contra o domínio holandez em Pernambuco, no século XVII, cuja descendência têm reminiscência na comunidade do Rio dos Índios.

Esse evento conta com a Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine (Cepejul), da Secultrn/FJA e a Escola Municipal Irmã Arcângela, de Igapó. Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim, Emater, Diretoria de Saúde da Polícia Militar (ACEDLIS) e Seturn.

Dica Cultural: o dia 19 de abril também foi data história para a Batalha dos Guararapes e também se comemora o Dia do Exército Brasileiro.

terça-feira, 10 de abril de 2012

simpòsio sobre cultura indìgena em Ceara-Mirim

     A Escola Estadual Adele de Oliveira recebeu na manhã do dia 10 de abril, o professor Aucides Sales que proferiu palestra para 400 alunos sobre cultura indígena, identidade e a figura heróica de Filipe Camarão, natural do distrito de Araca no município de Ceara-Mirim, localizado a 23Km de Natal.
      Aucides Sales que intrega o corpo de pesquizadores deFundação José Augusto, esteve naquela escola atendedo a ofício da sua Direção que se valeu das atividades do projeto do dia do indio no rio dos indios que a FJA e a Escola Irmã Arcângela desenvolvem nesta cidade. Aucides veio acompanhado de elementos do Centro de Estudos Indígenas
 Ocaruçupitã que apresentaramm cantos indígenas
acompanhados por maracás e flautas.
       Diante do interesse apresentados pelos alunos, foi progamados em visita ao Rio dos Indíos para que possam conhecer os potíguares da tríbo do heroi Felipe Camarão.
       Diego Acâgaçú e Jonas Cuia'i acopanhanhado o professor.
       Na escola Conceição Marques Aucides e Irani Nobre, a diretora