sexta-feira, 25 de maio de 2012

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA À BAÍA DA TRAIÇÃO.

Selecionaremos a melhor foto de cada participante para compor uma Exposição Fotográfica que será realizada em Agosto, dentro das atividades culturais do Agosto da Alegria.
Depois da primeira mostra, outras estão em análise para a Universidade e cidades do interior do Estado. Havendo também a possibilidade de ir a João Pessoa e Recife.
Você está convidado a participar deste projeto que foi pensado com muito carinho.
Caso seja possível, peço que envie aos seus contatos e fico a sua disposição para dirimir qualquer dúvida. Telefone para contato 84 3201 3598
 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Convite: Roda de Conversa - Ciganos: Identidade, memória e resistência


Encontro de lideranças de comunidades ciganas do RN, estudantes, professores e pesquisadores em comemoração ao Dia Nacional do Cigano.

Exposição fotográfica: Flávio José
Exibição do Etnodoc: "Diana e Djavan" - Diretora Luciana Sampaio (2008)
Data: 31 de maio
Local: Centro de Convivência - UFRN
Horário: 08:30 horas
Inscrições: www.sigaa.ufrn.br

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cabocolinhos de Ceará Mirim
























     Os Cabocolinhos é um grupo folclórico de feição indígena, manifestação que ocorre no Litoral Nordestino. Em Pernambuco trata-se de uma dança com personagens vestidos de saiotes de penas, chamadas de Curumins, Cunhatãs, Pajé, Cacique e etc. Uma pequena orquestra de percussão e sopro é resposável pela música cujos gêneros mas conhecidas  são o "perre" e o baiano.
   Os Caboclinhos de Ceará-Mirim, diferem grandemente dos pernambucanos, apresentando um auto que se refere ao período da "Guerra dos Bárbaros". Seus personagens são militares e além dos perrés e baianos solados a flauta de taquara (de apenas quatro furos), os entoam cantos e dialógam.
      As coreografias desenvolvidas pelos soldados indios, impressionantes pela sincronia e beleza dos movimentos, divididos em compaços marcados por um arco percussivo chamado preáca. A dança do Cipó é Fantástica: trocando as preacas por rodilhas de cipó, os soldados, no paço da dança traçam com o cipò, um caramanchão que forma túnel formidavelmente ritmado.
      Infelizmente precisa de cerca de três horas para a apresentação de todo o repertório e muita gente contratam grupo pra se apresentar por meia hora. Meia hora é só para esquentar.

domingo, 20 de maio de 2012

PETECA


     Peteca e "porrada" são palavras de origem indígena e o que tem em comum  é que ambas palavras significam "golpe de mão", sendo porrada, desferido com a mão fechada e peteca com a mão abeta.
    O jogo da peteca.. quem veio primeiro? 
     Os índios jogavam peteca, no mês de junho, usando a palha do milho maduro recheada de algodão. Veio o gado, o metal o couro e o índio virou vaqueiro, fazendo então a peteca, com couro e penas. Vieram os Franceses e viram os caboclos minieiros numa roda de peteca e resolveram levar o "jogo da peteca" pra França, onde o Brasil é bem visto e virou esporte internacional com campeonatos entre países europeus.