terça-feira, 22 de maio de 2012

Cabocolinhos de Ceará Mirim
























     Os Cabocolinhos é um grupo folclórico de feição indígena, manifestação que ocorre no Litoral Nordestino. Em Pernambuco trata-se de uma dança com personagens vestidos de saiotes de penas, chamadas de Curumins, Cunhatãs, Pajé, Cacique e etc. Uma pequena orquestra de percussão e sopro é resposável pela música cujos gêneros mas conhecidas  são o "perre" e o baiano.
   Os Caboclinhos de Ceará-Mirim, diferem grandemente dos pernambucanos, apresentando um auto que se refere ao período da "Guerra dos Bárbaros". Seus personagens são militares e além dos perrés e baianos solados a flauta de taquara (de apenas quatro furos), os entoam cantos e dialógam.
      As coreografias desenvolvidas pelos soldados indios, impressionantes pela sincronia e beleza dos movimentos, divididos em compaços marcados por um arco percussivo chamado preáca. A dança do Cipó é Fantástica: trocando as preacas por rodilhas de cipó, os soldados, no paço da dança traçam com o cipò, um caramanchão que forma túnel formidavelmente ritmado.
      Infelizmente precisa de cerca de três horas para a apresentação de todo o repertório e muita gente contratam grupo pra se apresentar por meia hora. Meia hora é só para esquentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário