sábado, 4 de agosto de 2012

Ketsí= ca’a= flora


                               Yvyrápitâ= pau brasil.

    Esta jovem árvore um dia será um frondoso pé de Pau-brasil, símbolo de nosso país. Foi dele que os cartógrafos judeus da Escola de Sagres, tiraram o nome para botar nos primeiro mapa de nosso país. A madeira era usada pelos nossos antepassados indígenas para tinturar seus tecidos de algodão. Nos o chamamos yvyrápitã que quer dizer “madeira vermelha”. Ela bota pequenas bargens espinhosas e pequenas flores amarelas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Parentes

Seu Edvaldo no seu roçado

        Seu Edvaldo do Rio 
dos Índios.
     
      Durante o mês de São João na casa de Seu Edvaldo ocorre um festival de quadrilhas juninas. Ele é uma referencia na comunidade. Sua família possui um lote da Sesmaria da Cidade dos Veados doada provavelmente em 1762 quando a Missão de São Miguel de Guajiru passou a ser a Vila de Extremoz e que foi dividida entre as famílias indígenas que pra lá foram transferidas, fato ocorrido depois de 1860. Apesar da idade avançada o caboclo velho continua labutando na sua terra, contrariando a fama com quais os e europeus teimam em nos acusar, ou seja, dizem eles que a gente que é índio, é preguiçoso.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ex Alunos Verá.


      Erika Lima.
  Diretora se Produção de TV Universitária, esta jovem jornalista cursou o Estudo Fundamental na Escola Municipal Irmã Arcângela e ganhou o caminho da comunicação, como diz a sua família, inspirada no trabalho do professor Aucides Sales, em especial, das aulas de campo, quando ele levava seus alunos para visitar locais como o Teatro Alberto Maranhão, afim de assistir conserto da Orquestra Sinfônica do Estado.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Palestra Sobre Felipe Camarão em Ceara-Mirim.


   A Escola Municipal Irmã Arcângela desenvolve um trabalho pedagógico voltado para. Terceiro Objetivo Geral do Ensino Fundamental: a identidade. Dessa maneira abriu uma classe de adiantamento em Ensino de Artes que desenvolve projetos de atividades. Está em curso um ciclo de palestras sobre Felipe Camarão enfatizando as leis e o porquê disso hoje,  ou seja é um projeto intitulado Herói Nacional, Conterrâneo.
    Uma dessas palestras aconteceu no dia 24 de julho às 14 horas no Auto-Esporte Clube, no centro de Ceara-Mirim, dentro das comemorações da emancipação politica da cidade. O coro e orquestra de dança do toré formado de alunos da classe de adiantamento em Artes e do Grupo de Estudos  Indígenas de Igapó; esteve por lá apresentando uma breve pantomima usando cantos entoados durante a dança do tore.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Perrengue.


      Jereba.



   Francisco Alberto Torres, é o nosso anguiru Jereba. No toré, empunhava o bodoque, no ponto da “Pedra Fina”. Uma de vozes mais fortes do coro e sempre disposto a falar com a imprensa, durante as varias reportagens, da qual participou como figurante.
  Leniltom Lima na sua exposição chamada Ore Revá (2009) teve então o garoto jereba (hoje, um rapaz) como modelo fotográfico para a chapa escolhida mode ilustra o cartaz da dita exposição.

Flagrantes da Cultura Indigena.


jucá   
 O guaiamum é o caranguejo (guaia) preto (um). É uma iguaria apreciada pelos tomadores “do pitu”, outro crustáceo que também tem nome da língua tupi. Outro bastante popular: o cirí . A palavra significa jato. Dela se deriva SERINGA, também o verbo xiringar e a árvore, seringueira.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Galeria Tapuia.


ve-se a perna fina e os pés calçando a TAZAPA


      A tapuia de
 Zacarias Vagner.
  Josefina de Oliveira, perna fina corredeira.


 Era um dispenseiro do exercito holandês, fazia uma “garatujas” que foram aproveitadas por um xilógrafo, mode ilustra o livro de Margrave e pelo pintor Alberth Eckout que melhorou os desenhos do dispenseiro usando como modelos um filho de janduis e seus companheiros.
   Uma das obras de Eckout e o retrato de uma trarairú, tapuias do Açú, dos quais diziam os holandeses, serem muito bonitos  de cara. Sua forma lembram os homens de Neandertal... a corcunda, ombos estreitos, testa com arqueadas salientes membros longos, canelas finas. Pouco fala...

Ex Aluno UBERABA



        Bochecha.

    Wanderson Jordache é “no papel” o nome de Bochecha, que estudou na E. M. Irmã Arcângela no inicio da década pausada. Participou tocando seu cavaquinho do grupo Romanceiros da Irmã Arcângela participando da gravação de um CD com os romances de André de Albuquerque, Cantofá e Jandi além de algumas canções.
   Tem ao longo destes anos se firmado como sambista e atualmente forma com Gimi e outras companheiros um grupo de pagode chamado Plano B.