terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cultura Indígena no CAPS de Canguaretama


No último dia 17 de janeiro ocorreu uma reunião no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Canguaretama com o médico psiquiatra e também escritor, Epitácio Andrade juntamente com pacientes daquele CAPS.

Presente à reunião, professor Assis que junto ao psiquiatra Epitácio Andrade tem trabalhado a cultura indigena como forma de resgatar a identidade dos pacientes daquela unidade, ponto essencial para o reequilíbrio pissicosocial dos pacientes.

O grupo agendou uma nova atividade para o próximo dia 28 de fevereiro quando na oportunidade realizarão uma visita ao engenho de Cunhaú com o objetivo de conhecer o início da história de Canguaretama.

Pajé Awa Zeruzã Katú Maê


O índio Awa Zeruzã, da tribo dos Canelas do estado do Maranhão (Região de Barra do Corda) é pajé e curandeiro. Awa Zeruzã mora em Natal há quase 20 anos, morando em Igapó e faz parte do Grupo de Estudos Indígenas do Igapó.

No ano de 2009, Awa Zeruzã foi picado por sua cobra de estimação, uma Jararaca. Para a surpresa de todos o Pajé não sofreu mal algum com a picada da cobra e, ao contrário, sua Jararaca de estimação morreu imediatamente após picar seu braço.