sábado, 15 de setembro de 2012

Cresce o número de frequentadores do curso de guarani

     A cada semana aumenta a quantidade de frequentadores do curso de guarani que está acontecendo nas sextas feiras no Bar Eletro Cana Roque a partir das duas da tarde. Como se vê pela fotografia, mais de uma dúzia de  pessoas estiveram presentes nesta semana. Dança. capoeira, acesso a internete e peteca são as atividades desenvolvidas durante os encontros.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aluno-coé Brilhante.



Francisco Canindé Soares.

     Sendo agora Felipe Camarão, herói da Pátria é tempo das homenagens, e dessa forma a Classe de Adiantamento em Ensino de Artes esta articulando a produção de um retrato de Felipe Camarão e uma exposição na Escola Irmã Arcângela desse jovem pintor profissional, do Bairro de Igapó, local da infância e adolescência do Herói indígena.
     O  vereador Capistrano, que é autor do projeto de lei que deu a Camarão o titulo de Herói Municipal, apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando o custeio da produção do referido retrato. O requerimento é iniciativa de outra ex-aluna brilhante (Elaine Lima) da E.M. Irmã Arcângela, que é assessora do dito vereador.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Flagrantes da Cultura Indigena.



Oficina de Peteca.

    Os alunos da Classe de Adiantamento em Ensino de Artes participam de Oficinas de artesanato indígena e assim estão produzindo petecas. A primeira venda de petecas, produzidas pela oficina, foi feita  para o gabinete de um vereador para ser distribuídas na palestra que foi proferida na Casa Paroquial do Bairro de Felipe Camarão. A fatura paga o “cachê” do Coro e Orquestra da Dança do Toré que precedeu a dita palestra, e as petecas sorteadas entre os presentes.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Curso de Guarani no Bar Eletro Cana, em Crescimento.


   Cresce o número de participantes dos mutirões, que é o Curso de Guarani no Bar Eletro Cana, situado na Ribeira, próximo ao Teatro Alberto Maranhão. As reuniões aconteceram nas sextas-feiras a parti das 14 horas. Leituras, diálogos, perguntas, cantigas, capoeira e peteca é a dinâmica das aulas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

http://www.blogdafloresta.com.br/politica/12279-pcdob-e-acusado-de-discriminar-candiaturas-indigena

Perrengues


Siê.

    O jovem Jussiê de Oliveira é organizador de uma quadrilha junina na Rua Santo Agostinho, no bairro de Igapó, vizinho da Escola Irmã Arcângela. Ele e os componentes da quadrilha participam das atividades do Centro de Estudos Indígenas de Igapó. Apesar do porte avantajado, é dançarino refinado, elegante.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

cartilha sobre cultura indígena



Sexta feira próxima iniciaremos a divulgação da cartilha de Aucides Sales, História e Cultura Indígena editada pela Fundação José Augusto. O Médico Epitácio Andrade finaliza os preparativos para o lançamento da cartilha em em Goianinha (no Catu de Cima) e em VilaFlor;

krexe-Yvyrá- Arborum




Pitomba.

   Árvore de grande porte, que flora no fim do ano botando cachos de uma fruta de casca dura, verde médio, caroço grande, cor rosa e polpa gelatinosa, doce e ácida. Sua fruta era vendida pelas feiras e calçadas do centro e era comum andar comendo pitomba pelas ruas, carregando um molho de cachos unidos pelo talo.
    A palavra pitomba, outrora era associado à lèsbica pela semelhança da fruta sem parte da casca, lembrar um clítores...