quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ocasupitã / MPL.


   Firmada a aliança  entre os grupos Ocarusupitã e Movimento Passe Livre, a partir da formação de um dos Grupo de Estudos Indígenas com atividades indígena como uma roda de leitura e conversa, usando a cartilha Avá nhe.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Petecas decoradas.

   O desenhista Aucides Sales está produzindo petecas promocionais e decoradas, ministrando oficinas de fabricação e palestra sobre a peteca. O grupo de Estudos Indígenas Ocarusupitã do qual este desenhista/gravador é integrante tem levado a peteca para eventos como Virada Cultural da Ribeira e Ouinta do Samba, da Praça André de Albuquerque. Dessa forma as rodas de petecas estão se tornando parte integrante deste eventos.
  Entretanto a produção de petecas decoradas com elementos dos painéis de inscrições rupestres, salvo engano, da tradição agreste, aquela que utiliza formas zoomorfas e antropomorfas associadas a formas geométricas, associadas as informações fornecidas pelo General Cauto de Magalhães, na sua obra, O Selvagem, sobre a relação entre as lendas do povo tupi e algumas estrelas, constelações e nebulosas, representados nestas narrativas pelas figuras que são encontradas nos painéis desta tradição jabuti a ema e a anta.

Guarani no Beco de sibanac.

   A reunião de estudos desta semana aconteceu no chamado Beco do Sibanac, entre as Ruas Câmara Cascudo e Dr Barata, onde ocorre uma ação do Ocarusupitã, encabeçada pela divisão de garatujas e chamada de “Reflexões Visuais”. Nego é o Mecenas doador dos recursos destinadas à pintura do painel mural coletivo que inicia a decorar o Beco.
Encerradas as pinturas, iniciou-se o estudo de guarani e discutido o inicio do estudo do idioma brobo, do grupo de índios xucurus, visto que foi concluído e iniciada uma tiragem para estudos do dicionário e Breve Gramática  Brobo do parente Xucuru Juruna Xucuru.

   Para efetivar o inicio dos estudos do idioma brobo, se faz necessário a elaboração de uma cartilha, a exemplo da cartilha de Ava nhéem já em uso, já foi iniciada a elaboração da cartilha que poderá entra nas próximas reuniões do Ocarusupitã. Este era o idioma dominante em nosso estado até o século XVIII. 

Peteca no atacado.

 
  Duas vendas  de petecas em grosso foram feitas neste mês de dezembro pelo grupo Ocarusupitã: para o Museu do Brinquedo Popular que funciona no campus da Cidade Alta em Natal e também para o mandato de vereador Hugo Manso, sendo que para este ultimo foi a segunda aquisição feita desse produto, sendo a primeira vez uma quantidade de 50 peteca e da segunda de 20. Já no IF adquiriu 50 unidades.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Mais estudantes da UFRN passam pelo Amarelão.

   Com muita desenvoltura, a tuixá do Amarelão, Taise “Mendonça” conversou com as três estudantes do curso  de Serviço Social da UFRN, alunas da professora Jaciara Nobre da cadeira de Antropologia e Estudos da Cultura para um trabalho sobre o cotidiano dos Mendonça do Amarelão, solicitado pela professora Jaciara para a respectiva cadeia. Foi neste sábado, Ana Carolina, Isabele Avelino e Tatiane Lima que elas por lá estiveram e após entrevistar a tuixa, foram ao coração do Amarelão se topando com a Irmã Teresinha, e também assistiram parte da concorrida reunião da Associação dos Moradores do Amarelão, participaram da aula  de guarani, viram a aula de música, o reforço escolar e entrevistaram outras pessoas da comunidade sobre o tema do dito trabalho.
   Nosso Grupo de Estudos apesar de desfalcado de Acanguaçú e Gersom Canindé, la estava firme com Aucides Sales, praticando o uso do idioma guarani com a garotada.