sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fórum Cultural de São Gonçalo, 3ª Reunião

Em destaque o artesão Carlito a quem ensinamos desenho de observação, na
finada Sociedade Literária Santo Antonio do Potengi dos idos de 80.
  Hoje de tarde no Teatro de São Gonçalo do Amarante, cidade da região metropolitana de Natal, artistas, artesãos e militantes se reuniram para dar andamento a elaboração de um documento que orientará a política cultural dessa cidade de maior arrecadação de impostos em nosso estado, gerados pelo seu parque industrial.
  É a terceira reunião do Fórum e a quarta será no dia 06 de julho... o documento já está bem avançado e apresentamos três pontos para a página que se refere às etnias referentes ao comprimento da lei 11.645/08.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

peteca II



Peteca Chinesa? O ovo ou a galinha?
          Existe peteca na China... e a final, é de índio ou de chinês?
       Teria os portuguese trazido a peteca da China? Cabe aqui perguntar: tem peteca em Portugual? O porém é que na China a peteca é chegada pro ténis, com raquete e rede e no BR é uma roda. É parte das expressões ou sentenças populares. No caso é: "não deixe a peteca cair". Segnifica que si fizer algo errado é expulso como ocorre no jogo da peteca com quem erra o golpe, deixando a peteca cair na fatida da roda que lhe foi confiada.
Jogo de peteca no Rio dos Índios. Diego Acanguasú regendo a gurizada. 

Centro de Estudos Indígenas Felipe Camarão: EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA À BAÍA DA TRAIÇÃO.Seleciona...

Centro de Estudos Indígenas Felipe Camarão: EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA À BAÍA DA TRAIÇÃO.
Seleciona...
: EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA À BAÍA DA TRAIÇÃO. Selecionaremos a melhor foto de cada participante para compor uma Exposição Fotográfica que se...

peteca 2


terça-feira, 29 de maio de 2012

união cigano / indígena

Marcinho, um índio guajajara de Barra do Corda, Maranhão e sua esposa Calim, no rancho do Capitão Charuto, em Nova Natal. Esse grupo é da tribo dos Carnaúbas que outrora fora chefiado pelo Capitão Zé Garcia.

aderildo

Aderildo com seus alunos potiguares do Catú dos Euletérios, em Canguaretama
                                                         Aderildo Rodrigues:
um ex-aluno brilhante.
           Este caboclo tapuio da taba do Açú, frequentou a Escola Municipal  Irmã Arcangela, estudando desenho e pintura com Aucides Sales. Em 2002, resolve entrar no grupo de estudos indígenas que se formava em Ceara-Mirim e continua 2003, já em Igapó, participando da execução de projetos culturais financiados pela FJA, SETURN, Prefeitura de Canguaretama  e de Natal.
        Trabalha na Escola Municipal Almerinda Bezerra (Natal) e a Escola Municipal João Lino na comunidade potiguara  do Catú dos Lotérios (Canguaretama) e é aluno do Curso de Educação Fisíca da UNP. domina com desenvoltura o idioma guarani e realiza estudos sobre o idioma de seu povo, os Janduís.

domingo, 27 de maio de 2012

simpósio sobre identidade no IFRN


 · mm · 
        integrantes do Movimento Indígena Potiguar estarão amanhã, no Instituto Federal realizando um simpósio sobre Identidade e Cultura Indígena. As alunas Larissa Sales e Deise Flores estão a frente de produção cultural do simpósio.

Centro de Estudos Indígenas Felipe Camarão: Convite: Roda de Conversa - Ciganos: Identidade, m...

Centro de Estudos Indígenas Felipe Camarão: Convite: Roda de Conversa - Ciganos: Identidade, m...: Encontro de lideranças de comunidades ciganas do RN, estudantes, professores e pesquisadores em comemoração ao Dia Nacional do Cigano. ...