sexta-feira, 12 de abril de 2013

Flagrantes da Teco indígena.


Aroeira.
É arvore gigante tem a madeira muito resistente e por crescer linheira, era preferida para as cumieira  das fazendas. Da porte imponente e de um verde escuro nas folhas faz esta arvore se associar a ideia de força, resistente, pau que não quebra e, portanto ser elemento vivo de nossa cultura de origem indígena e estar no imaginário popular. Como prova temos o nome deste ponto comercial em Potilândia, no pé esquerdo da passarela.


Glossário.
Teco = cultura, ambiente, aldeia.
Potilândia = Poti = camarão.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Parentes.


Luiz Catu.
  O morubixába da comunidade potiguara do Catú, é graduado em Pedagogia e dirige a Escola Municipal João Lino, em Canguaretama. Uma contra partida dos chamados Euletéros que nos anos 70, foram esbulhados das suas duas lénguas quadrados de terra, recebidos no século XVIII do Padre Aguino, fundador de São José de Campestre.  Vitima de um carioca, que se meteu entre eles, a Usina esbulhou as duas lénguas, sendo assim lesados por serem analfabetos. Daí Luiz, Vando, Josemar, Valda, Maria José, Welintom e vários outros componentes do grupo se dedicar ao estudo.
   Sobrinho do tuixá Manoel Nascimento, Luis sai da comunidade com seus primos, para representar o Catu no estado e no pais. Seu primeiro contato com o Movimento Indígena aconteceu na Baia da Traição, em 2002, levado pelo Grupo de Estudos Indígenas de Igapó que levava seus participantes e caboclos de Igapó, para a festa do Dia do Índio. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Eletro Cana Bar Cultura Indígena.


   O Eletrocana bar reabriu suas portas, mas em novo endereço, na Rua Frei Miguelinho, de frente a tapera do Café Paris, no Bairro da Ribeira. Dessa forma, os encontros do Grupo de Estudos Ocarausupitã passaram a ser no Eletrocana pyahu. O grupo tem apresentado progresso e mobilização, pois conseguiram 10 copias do vocabulário Português Guarani, de Aucides Sales.
Glossário
Tapera = antiga situação
Pyahu = novo
Lúcia Tavares compareceu a reunião preparatória para as Conferencias da Igualdade Racial, na SEJUC,  neste dia 9  acompanhada de uma tapuia do bairro do Bico Torto, da cidade do Apodi. Na foto com elementos de Grupos de Estudos Indígenas de Natal.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Parentes.


Mestre Birio.
Os índios de Extremos foram transferidos para a Cidade dos Veados depois de 1762. Rio dos Índios, Boa Vista, Capoeira Grande, Coqueiras e Sítio correspondem hoje à dita Cidade. Severino Roberto, o Mestre Birico do grupo dos Cabocolinhos de Ceará-mirim, além de toda família e aderentes que compõem os Caboclinhos são do Alto do Sítio, de onde vieram ocupar um trecho da rua, em Ceará-mirim. Recebeu do um tio o treinamento para se tornar o Mestre dos Caboclinhos, o que faz com o maestria, usando sua perspicácia, inflexível moral e imbatível coragem, Birico goza de absoluto respeito dos seus e de quem o conhece de perto. Diógenes muito se alegraria se o encontrasse com sua lanterna.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Justiça?


    Os potiguaras senhores de nosso litoral, estão hoje ocupando a praia de Sagí a cerca de um século, fato comprovado pelo cemitério da comunidade que ostenta cruzes com datas de falecimento do início do século XX. Certamente também são ainda senhores desta porção de nossa costa. Entretanto o Sr Waldemir Bezerra com uma escritura de apenas 05 (cinco) anos foi declarado proprietário das citadas terras, pela juíza da comarca de Canguaretama.