segunda-feira, 18 de junho de 2012

Indios Incorruptíveis

       Nestes tempos  conteporâneos, quando grassa a corrupção, lembro tempos de idos, neste país e região, no tempo do Flamengo, ou seja , entre 1625 e 1654.
        Com a vitória de Vanderbuche em 1630, os brasileiros se dividiram entre  os partidos dos portugueses e dos  holandeses. A escolha porém foi definitiva e duradoura até o apagar das luzes, havendo alguns mais tenazes que, mesmo depois da partida dos seus amigos batavos, se mantiveram como estavam, inimigos dos portugueses e sendo protestantes.
        Felipe Camarão é um exemplo clássico. Honrando a escolha feita por seu pai, Potiguaçú, mesmo sendo tentado em inúmeras ocasiões, resistiu inflexível diante das vantagens e razões que lhe apresentam os poderosos Flamengos. Da mesma forma procederam os que se converteram ao protestantismo e foram estudar na Holanda, Pedro Poti, primo de Felipe Poti(Camarão) é um desses. Os dois estão na primeira batalha dos Guararapes (tambores) logicamente em campos opostos, passada na luta, Felipe cai doente e Pedro prisioneiro.
         Em um calabouço, no Cabo de Santo Agostinho,  Pedro Poti sofreu dois anos espancamento  diário e tentação para aceitar uma alta patente militar e soldo, para lutar contra os holandeses. O potiguar preferiu a morte honrroza , a trair seus amigos, que longe estavam de ter a firmeza de nossos parentes tupis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário