quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Unir / Dividir.


    Os que da esquerda, gritam: o povo, unido jamais será vencido! Os da direita sussurram misteriosos: “dividir para reinar”.
   E claro que o governo brasileiro dominado pelos eurodescendentes, age dividindo os povos indígenas, em gênero e idade como faz com toda população brasileira, dividida ainda por raça, origem e classe social. Para nós, cabe nos defendemos nos esquivando destas arapucas dos parentes dos fazendeiros.
    Para mostrar esta divisão e a sua utilização em nosso estado, vejamos estes encontros de mulheres e jovens indígenas, que a FUNAI realizou este ano, em Açu e em João Câmara. Se a liderança nova do Amarelão afirma ser estas reuniões por faixa etária e gênero, uma demanda das comunidades, é de se duvidar da veracidade dessa escolha, pois é senso comum: caboclo quando se desloca carrega tudo, mulher, velhos, menino, cachorro, papagaio 
   Confirmando o raciocínio, observe no Documento Final da 1º AMIRN (Assembléia das Mulheres Indígenas), onde dos inúmeros “encaminhamentos” (p6/p8) apenas dois se referem a mulher e dois outros vagamente se relaciona com atividade exclusivamente feminina;
   Fica o questionamento: se as propostas exclusivas de cada grupo são raras nestes encontros, por que excluir a participação dos demais grupos das comunidades neles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário