quarta-feira, 11 de julho de 2012

Crônicas Potiguares

Em primeiro plano o Sr. Xavier Cortês e ao fundo "Seu" Gomes.
                       Respondendo a "Seu" Gomes
    Antes de ir direto ao comentário do nome da livraria, procurei saber de "Seu" Gomes a sua opinião sobre os índios e a seguir, diante de sua opinião favorável, disse-lhe que ele lembrava um tapuio, apesar dos olhos e pele clara. Esclareci a seguir que Felipe Camarão tinha a virtude observada pelo cronista Gabriel Soares que no início da colonização tecia rasgado elogio aos índios tupis afirmando serem eles excelentes alunos por possuírem enorme paciência e grande capacidade de aprendizado. Felipe Camarão não fugia a regra. Havendo estudado com os jesuítas sabia ler e escrevem em português, tupi, espanhol e latim. Trocou com seus parentes (Pedro Poti e Antonio Paraupaba) cartas escritas em rebuscada caligrafia usando a língua nativa e respondeu em português a proposta que o governo holandês lhe enviou, usando imagens de linguagem e ironias e em espanhol fez a defesa do padre guarani da ordem jesuítica, Manoel de Morais, em apuros com a inquisição, usando o idioma espanhol. Concluindo esclareci que não era costume dos portugueses estudar e que eles se orgulhavam de ter posses sem saber ler, tarefa que atribuíam ser própria dos religiosos. O próprio padre Morais era muito quedado às letras, sendo o autor do primeiro dicionário latim/tupi.
    Finalizando expliquei que depois da expulsão dos jesuítas do Brasil, que se ocupou da tarefa de ensinar nas escolas públicas foram os índios que haviam sido alunos destes padres, sendo portanto a escolha de um índio para ser patrono da rede de livrarias, muito adequada pelos motivos acima expostos, apesar do senso comum afirmar o contrário, atribuindo aos nossos parentes, a pecha de preguiçosos e tolos.

4 comentários:

  1. as palavras que ele falou é muito importante , porque ele está falando de arte e isso incetiva o jovem a estudar.

    ResponderExcluir
  2. O Felipe camarão foi um emportânte guerreiro que falava varias linguas,era muito inteligente e muito esperto e que ñ se deixava levar pelas conversas dos holandeses.

    ResponderExcluir
  3. muito bem Carlos Guasú!!!! é assim q se faz!!!! Poty ñ era um MAriavaicomasoutras.

    ResponderExcluir