quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rio dos Índios Solicita presença da FUNAI.

Turma do |Mova
Brasil do Rio dos Índios, em CEra Mirim
A patrulha alexadrina que esteve em Sitio, descolou-se com escolta local para Coqueiros onde foi abordado a toca da “cabocla mboerrara” Simone onde remetemos  pela INTERNET, um oficio solicitando uma visita a comunidade de Rio dos Índios, antigo Boga, do coordenador da CTL da FUNAI, para que este senhor esclareça para a turma de alfabetização de Adultos do Projeto Mova Brasil e comunidade o processo de cadastramento que já foi feito em cinco comunidades indígenas do Rio Grande do Norte. A reunião seria no dia 24 deste mês as 15 horas na Escola Municipal Conceição Marques mas que infelizmente não aconteceu em virtude da dificuldade de comunicação com a CTL.

Ocarusúpitã.

Peguape.
Acanguasú na sua terra Natal.

Uma patrulha alexandrina de nossos Grupos de Estudos realizou uma “blitz” na sesmaria da Cidade dos Veados que atualmente corresponde às localidades de Sitio e Coqueiros habitados por potiguares e paiacus. A primeira batida foi em Sitio, terra de Acânguaçu, onde ele pode levantar informações  sobre a etnia de seus parentes, e por fim, assegurando-se de sua origem indígena, à partir do tipo caboclo dominante entre seus tios os quais apresentam fortes traços dos Paiacus de Apodi.
 

“frisson” da peteca.




   A presença da peteca, causa admiração nas crianças e olhares cumpridas das senhores, e gritos eufóricas de alguns quarentões “meio quentes” quando se passa por bares e botecos.
   Descobrimos um ilustre petequeiro: o deputado Federal Fernando Mineiro. Hugo Manso, vereador de Natal, adquiriu de nosso grupo, 50 petecas, que ficou no  seu Gabinete, na Câmara Municipal e logo
”evaporaram” assim como a 300 que vendemos ao SETURN.

Os Canelas de Ferro.

Vão à Rio dos Indíos.
casa de um Canela de Ferro decorada com o motivo da malha da
cobra cascavel.
   O tuixá dos caboclos Canelas de Ferro da Lagoa do Sapo, Seu Antônio Cabeludo também  foi abordado pela patrulha dos nossos Grupos de Estudos e nos informou sobre a questão judicial que trava pela posse da terra na qual  vivem e que lhes foi doada por um padre o que seu Cabeludo prestou serviços por muitos anos.
   O tuxá Canela de Ferro afirmou que se faria presente na reunião com o Coordenador da CTL da FUNAI no dia 24 deste nos em Rio dos Índios, “para representar seu povo, e defender os seus interesses” afirmou. 
Infelizmente o contato com a FUNAI não foi concluído e a reunião ainda não se realizou.