sábado, 22 de dezembro de 2012

Universo Guarani em Expanção.


   Nascido na Área de Lazer do Conjunto Panatis 1, na avenida João Medeiros, Zona Norte de Natal este no grupo de estudos receber apoio do G. E. Indígenas do Igapó, que freqüentam aquele ponto da ZN. 
   Neste dia 15 um elemento do GEI do Igapó foi até a ZS, firma uma trilha para que perrengues do Ocarausupitã possam articular a afirmação de um novo grupo na Cidade Verde, conjunto situado em Nova Parnamirim.
 Eletrocana.
   Cresce a quantidade e o interesse pelos encontros de tupi no logas no Eletrocana bar, no Bairro da Ribeira, nas 6º à tarde.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Xerem/ mbotyra/ Rosa.



Abre caminho/ Caxiguê.




  Esta florzinha silvestre tem uma grande variação na sua cor e tamanho. Varia de um azul cobalto, passando  por carmim, até violeta. Esta, da fotografia, apesar de desfocada, pode se perceber sua cor avermelhada e o seu tamanho é bem menor que aquela anteriormente publicada.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Agentes de leitura / Autores Potiguares.




Japeri Araújo/ Aucides Sales.

   O projeto Agentes de Leitura teve um feliz momento no seu calendário de atividades para capacitação. No dia 14 às 19:30 Iaperi de Arauújo e Aucides Sales proferiram palestra, para cerca de duas centenas de futuros Agentes de Leitura, fato ocorrido no CAIC  de Lagoa Nova, sendo favorecido nas suas falas a  construção da IDENTIDADE.
   Dessa maneira, Iaperi, ex-secretário de Educação, se apresentou aos presentes, fazendo um parâmetro  entre os palestrantes (Iaperi / Aucides) iniciando com a afirmação de ser ele próprio um tapuio e o professor Aucides um tupi. Que editou varias dezenas e livros, mas que telefonava para o Aucides, logo que surgiam dúvidas no universo indígena. Prossegue dissecando alguns títulos que tinha a mão.
Todos focavam de alguma forma, a identidade, ponto tomado pelo segundo palestrante para decorrer sobre historia potiguar e cultura indígena.Nesta noite, estes dois artistas plásticos, travestidos de escritores, expuseram aos presentes os propósitos autruitas   de suas obras que em ambos casos, foram induzidas pelo Mestre Cascudo.
   Este programa é gerido pela Fundação José Augusto, órgão do Governo Estadual.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Peteca jerê


jogo de peteca no Amarelão

   Era comum até a década de 1960, as Rodas de Peteca, que se formavam no mês de junho no finais das tarde, de frente a igreja de cada cidade de uma torre, do Sertão Potiguar.
   Varias são as regras da Roda de Peteca. A principal é “não deixar a peteca cair” o que implica na saída do jogador que falhou, da roda. Dessa forma vão sendo eliminados até resta apenas o catupyry, o hábil vencedor. Este é aquele jogador que nunca erra o golpe. O golpe mais apreciado é o que faz a peteca subir mais alto. Algumas rodas, porém não seguem nenhuma regra, ninguém sai e os jogadores procuram manter por maior espaço de tempo a peteca no ar.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Crexe – yvyrá – arborum.



Jucá Cacuáva
O pé de jucá cresce muito. Este da fotografia presumo ter cerca de trinta anos, pois acredito ter sido plantado no período da construção deste colégio (Josino Macedo) situado no conjunto Panatis 2, inaugurado em 1980. Como se vê se tem apenas trinta anos, qual será o seu tamanho aos 100?
*Cacuava = que cresce.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

17º GAC inaugura monumento a seu patrono caboclo

Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine da Fundação José Augusto convidado a descerrar
a fita inaugural do Monumento a Geronimo de A. Maranhão;
   O Coronel Alemany, comandante do 17º Grupamento de Artilharia e Campanha passara o comando desta unidade nesta quarta feira deixando um legado de culto ao seu patrono, que recebeu título de Herói Público Municipal, graças ao seu esforços antenados com os do Coronel Reis, que o assessorava nesta iniciativa na posição de Assessor Parlamentar da Brigada Felipe Camarão e por fim do vereador Adenúbio Melo que tendo prestado serviço militar no GAC, se propôs ser o autor do projeto de lei.
   Seu último ato neste sentido foi a inauguração na manhã de hoje de um monumento erguido ao patrono da corporação, o índio caeté Jeronimo de A. Maranhão. A construção é uma simulação da forma da Fortaleza dos Reis Magos, contendo os bustos do patrono da unidade e do patrono da Artilharia além de existir um nicho contendo a imagem de Santa Bárbara, padroeira mundial da Artilharia.

domingo, 16 de dezembro de 2012

MOVIMENTO PATU 2001

Foto
   O MOVIMENTO CULTURAL PATU 2001



   Realizou-se ontem, no Espaço Cultural Bocal Bar, mais uma atividade do Movimento Cultural Patu 2001, reunido ativistas e colaboradores deste movimento. 
   O artista plástico Aucides Sales ali presente participou do evento levando uma oficina de peteca, atividade do Projeto Peteca! Brasil!! que é executado pelo Centro de Estudos Indígenas.