quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Felipe Camarão agora é Heroi Público Estadual no RN

Equipe da TV Assembleia entrevistando equipe em Igapó no dia 22/12/2011

A série de atividades, movimentos, pesquisas, estudos e eventos que querem elevar e dar o merecido reconhecimento ao índio Felipe Camarão como "Heroi Nacional" ganhou mais um tento no dia 19 passado: a governadora Rosalba Ciarlini sancionou o projeto de lei do deputado estadual, Hermano Morais, que instituía Felipe Camarão como "Heroi Público Estadual". Esse título junta-se à outra lei municipal de igual teor, de autoria do vereador Franklin Capistrano, que já dava o mesmo reconhecimento em âmbito municipal.

De acordo com o professor Aucides Sales, o próximo passo será a regulamentação de ambas as leis. Para isso, já estão sendo articuladas nos bairros de Felipe Camarão e Igapó, pessoas que possam formar uma Comissão para sugerir, opinar e participar na regulamentação, sobretudo na Lei Municipal, já que fora aprovada antes. Sales também informou que, depois que a Lei Estadual foi assinada pela governadora Rosalba Ciarlini, a TV Assembleia visitou o Grupo de Estudos Indígenas (ver foto) que funciona na Escola Municipal Irmã Arcângela, em Igapó, e entrevistou membros como o professor de História, Maxwel Araújo, o estudante Rodolfo Costa e o próprio Aucides Sales.

Afora a regulamentação, a movimentação em prol da valorização da figura de Felipe Camarão continua além fronteiras do Rio Grande do Norte. O grupo local segue em constante contato com o Batalhão Diogo Camarão de Recife (PE), bem como com descendentes de Felipe Camarão residentes em Pernambuco, de maneira que seja instituída também a Lei Federal que tornará Felipe Camarão Herói Público Nacional.