sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Davi, caboclo sabido.

Ex-Alunos Brilhantes
   Saído do teatro pra política, Davi  Loemos tem agora uma nova faceta: além da política, o tapuio jandui da ilha de Macau é agora também um dos que se dedica as causas étnicas e por este motivo, convidar seu mbo’ehara coe” para uma palestra sobre o Movimento Indígena, neste cinco de outubro, pela manhã, proferida para membros do PSDB, durante o 1º Seminário da Militância Negra de PSDB/RN
glossário
mbo’ehara coe = ex professor

Xiurinja.

Deusimar.
Este professor da UFRN é oriundo da região de São Gabriel da Cachoeira, cidade onde o idioma guarani foi oficializado sendo esta a região dos índios ticunas, predominantes e outros grupos das etnias do tucano e aruanque, isso no Amazonas.

Esta boa aluna, tem colaborado com nosso Movimento no que se refere-se as aulas de Acanguasú no Amarelão.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Peteca em Extremoz.

Jefersom Rodrigues, do `Poty Produções
 O Grupo Ocarausú Pitã entende a rama para a antiga Aldeia de São Miguel de Guajiru, atual Extremoz. Wendel e Natã, “perrengues” do Ocarussú, levaram cartilhas e petecas, para a maçada do Conjunto Estrela Mar, onde residem, e logo os caras tomaram gasto e uma roda esta se formando suscitando uma visita do Ocarussú, à “jerepyahuva”, fato que ocorrerá possivelmente na próxima semana a visita preliminar.
  Para tanto, o Poti Produções, produtora do Movimento Indígena já fez alguns contatos para obtenção de recursos para cobrar as despesas da visita.
glossário
“jerepyahuva” = nova roda

oficina de cultura indígena no Anísio Teixeira



Adicionar legenda
Duas oficinas pedagógicas que acontecem na Escola Estadual Anisio Teixeira se valeram do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine da Fundação José Augusto para dar continuação aos seus trabalhos. Solicitaram a presença deste funcionário para lhes orientar em uma aula de campo cujo tema é a cultura indígena e a sexualidade. Iniciando os trabalhos o professor proferiu neste dia 24 de setembro uma palestra nessa escola sobre a cultura e a sexualidade indígena.




Direito Indígena.



O Motyrum realiza entre 6 e 9 próximo a Conferencia de Direitos Indígenas, reunindo representantes das comunidades indígenas. Para tanto uma turma de militantes e componentes das instituições participantes, visitaram estas localidades, para garantir uma participação indígena significativa.



Grupo de Estudos Indígenas

TAPARA:
Com a visita que o Motyrum fez na Lagoa de Tapara, nesta um ano passada, (24 e 25/09) fica selada a criação de mais um Grupo de Estudos Indígenas. Presume-se que inicie em breve, um intercâmbio entre os tapuios de Taparas e os Mendonças do Amarelão.

Este é um fruto colhido a partir do segundo encontro e jovens indígena das Potiguaras, da Baia da Tradição, quando o grupo Ocarusú Pitã se fez presente e ficou patente a importância deste GEI, tendo então os estudos hora realizados entre os jovens da Paraiba.
Tapuias de Tapará