sábado, 24 de agosto de 2013

Flagrates da Cultura Indígena.


Tapioca.
“tapir passou por aqui, e disse óca”.
  Apesar da palavra, “ponto” escrito no idioma do Império, o comerciante firmou o dilema fazendo um contraponto à alienação com a venda de tapioca, o autentico pão indígena, que vem obtendo espaço em meio ao comércio local ao ponto de gerar uma nova palavra: tapiocaria.

Amarelão musical.


Os jesuítas exploraram os dotes musicais dos guaranis, levando seus pupilos para fazer conserto na Europa. Parece ser um dote deste grupo étnico: a música. Aqui, entre os Mendonças, cumpre-se a regra. Vejam este pleno Amarelão, com o umbuzeiro como testemunha.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Peteca no Santa Catarina.



  Esta se gestando na Praça do Coqueiro, no conjunto Santa Catarina um grupo de estudos indígenas. As atividades se iniciaram com uma roda de peteca no final de junho, arganizada por Jefersom Nambycuara auxiliado por Lobinho  Guará, este último, veterano do G.E.I de Igapó
. As rodas aconteceram nas terças de manhã e nesta semana recebeu a visita do vereador Hugo Manso que veio apadrinha-la e protege-la da tarraxis que   quase a esvaziava depois de uma “nupãha” patotape. 

Petecada Felipe Camarão.

Elementos do Grupo de Estudos Indígenas Ocaruçupitã  entregando o Abaixo Assinado no Palácio Felipe Camarão.
   Dentro da programação do Agosto da Alegria aconteceu nesta sexta-feira a entrega de um Abaixo Assinado solicitando a construção de um monumento em homenagem a Felipe Camarão. O evento se chamou “A petecada” e aconteceu ontem na Praça André de Albuquerque, com oficina e roda de peteca, palestra e a entrega do documento que foi protocolado no Palácio Felipe Camarão, sede do Governo Municipal ás 15:00. A coordenação do Grupo de Estudos Indigenas Ocaruçupitã e dos Grupos de Estudos  Indígena, Igapó e Tavarovy com apoio das Mandatos de vereadores Amanda Gurgel e Hugo Manso.
  O monumento deve ser erguido no local da “tapera” de Potyguaçu que fica no lugar chamado Alto da Torre no Bairro Salinas, na Zona Norte de Natal.